Todos Podem

 

Todos Podem

P.643 (L.E.) - Haverá pessoas que, pela sua posição, não tenham possibilidades de fazer o bem?

Não há ninguém que não possa fazer o bem. Só o egoísta não encontra jamais oportunidade. Bastará estar em relação com outros homens para encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia da vida dá oportunidade a qualquer que não esteja cego pelo egoísmo porque fazer o bem não é só ser caridoso, mas ser útil na medida de vosso poder, todas as vezes que vosso concurso pode ser necessário.

Direto ao ponto: todos nós podemos fazer o bem! Ele deve ser feito no limite de nossas forças, sem menos.

Acontece que estamos desacostumados com o bem. Nossos espíritos ainda estão mais próximos dos instintos, dos vícios da alma que andam de mãos dadas com o orgulho e o egoísmo, pais de todos os vícios, do que com o altruísmo, filho do amor!

O que acontece é que para não fazer o bem, quase sempre arrumamos desculpas. Hoje estou sem tempo, amanhã também, depois... E depois e depois... Ou, tenho que trabalhar, tenho que estudar, tenho que descansar, tenho que viajar, tenho isso e tenho aquilo! As desculpas são infinitas e não param de surgir quando não queremos!

Entretanto, sabemos muito bem que, quando queremos realmente fazer algo, nós organizamos o nosso tempo para que aquilo, que é nossa prioridade, seja realizado. Tudo é questão de prioridade. Se o bem não está entre as prioridades de nosso ser imortal, nunca, ou quase nunca será feito! Quem quer corre atrás!

Basta lembrarmos de quando queremos comer uma comida diferente, não vamos onde se vende? Se não acharmos, e a vontade for muita, o que fazemos? Compramos os ingredientes para fazer e assim por diante! Quando nos apaixonamos por alguém, fazemos de tudo para agradar aquela pessoa, para estar ao lado dela, para cobri-la de gentilezas e entendimentos...

Para fazer o bem, basta viver! Não é preciso dinheiro, mas vontade de ouvir, falar palavras confortadoras, ter paciência com as dificuldades alheias, dar um sorriso, um abraço, um pedaço de pão material ou melhor ainda, do pão espiritual, sem obrigar, mas oferecendo verdadeiramente!

Basta querer quando a oportunidade aparecer! E tenhamos certeza que todos os dias a oportunidade, se não forem “as”, irão se apresentar diante de nós! A responsabilidade é e será sempre nossa! Quem quer ser bom fazendo o bem, simplesmente faz de acordo com suas possibilidades!

Obrigado! Efésio, o humílimo servidor do Pai 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade