Isolar-se do Mundo

 

Isolar-se do Mundo

(L.E.) 767. O isolamento absoluto é contrário à lei natural?

Sim, visto que os homens procuram a sociedade por instinto, e que devem concorrer para o progresso, ajudando-se mutuamente.

Para que Deus criaria inúmeros filhos a fim de viverem isolados, sem comunicação, sem troca de experiências, sem convivência, sem nada?

O isolamento absoluto, ou seja, uma vida em que o ser humano não tem contato com os demais irmãos de caminhada é no mínimo um absurdo, uma falta de bom senso daquele que se propõe a tal. Aliás, a própria vida dificilmente permite que este tipo de isolamento aconteça por muito tempo.

Por mais que alguém queira, em algum momento, terá que ter contato com outro ser humano, por menor que seja o tempo. E o que é uma vida toda perante a eternidade? Muito pouco. Quando menos perceber o que lhe acontece a sua volta, aquele que se isolou vê-se novamente em contato com vários irmãos.

Como um aluno que não gosta da escola, mas é obrigado a ir pelos pais, pelo governo, por uma lei maior que o rege. Em algum momento ele terá que ir. Caso fuja, não vá, as consequências virão num futuro e provavelmente, já mais velho, sem muitas oportunidades de conquistar sonhos que gostaria na vida, aquele aluno rebelde e desertor da escola, chegará a conclusão que aquilo fora um erro de sua parte. Se tiver forças, coragem e fé em si mesmo, tomará a decisão acertada de voltar a procurar o ensino a fim de recuperar o tempo perdido.

O isolamento absoluto é o mesmo! Podemos ficar algum tempo isolado. Isso é até saudável e importante para a saúde mental e até corporal em alguns casos, mas o excesso traz prejuízos e atrasos no processo evolutivo. Tal isolamento é fruto do orgulho e do egoísmo presente no coração daquele que o faz.

Não querer conviver é afirmar que não se tolera as diferenças, não se tem paciência com as limitações e também com as virtudes do outro.  É dizer que inveja o outro ser, mesmo que seja de forma inconsciente.

Isolar-se do mundo não é uma boa solução para resolvermos nossos problemas, dificuldades, mas sim isolar-se do que lhe faz mal, procurando outros que lhe faz bem, provavelmente seja o melhor a ser feito diante das incertezas e desesperanças que nos chegam ao coração! Busquem o próximo e aprendam com ele, filtrando o que lhe desagrada, realçando o que agrada para auxiliar em nosso aprendizado eterno! 

Obrigado! Efésio, o humílimo servidor do Pai – 07.12.18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade