Refletindo Sobre a Prece

 

Refletindo Sobre a Prece

P.659 (L.E.) Qual é o caráter geral da prece?

A prece é um ato de adoração. Orar a Deus é pensar nele, se aproximar dele e colocar-se em comunicação com ele. Pela prece pode-se propor três coisas: louvar, pedir e agradecer.

Prece... Rezar, orar, falar com Deus... Quase toda a humanidade ora e nem que seja uma vez na vida, todos rezam pedindo algo, agradecendo... Deus é adorado em todas as partes, embora muitas vezes tenha sua imagem deturpada, mas mantendo a característica de ser um ser superior às suas criaturas.

Infelizmente para muitos a prece é encarada como uma superstição, algo vinculado apenas aos religiosos, homens e mulheres de fé... Outros tantos não acreditam que ela tenha algum efeito realmente positivo, exceto por alimentar a fé das pessoas.

Para outros, muitos dos que fazem uma prece, se entregam a uma mesmice e automatismo que embora estejam realizando este ato belo, sequer se concentram nas palavras e pensamentos daquela prece quase inútil por não se colocar vibrações e pensamentos positivos na mesma.

Outros ainda usam a prece apenas quando querem pedir. Pedem bens materiais, pedem oportunidades sem esforços, amores sem conquistas sadias, e pedem até mesmo, num contrassenso absurdo, o mal do próximo para que seus desejos se realizem!

Muitos creem louvar a Deus, mas o fazem mecanicamente. Nem sequer pensam em Deus. Nem sequer pensam que para louvar não é preciso palavras bonitas, mas sim gestos, atitudes que demonstrem a vontade de fazer o bem para todas as criaturas que nos rodeiam. O ato de louvar não é tão simples para se resumir em palavras, mas não é tão complicado assim que não possa ser feito até pela mais simples criatura!

Por fim, temos o agradecimento... São poucos os que realmente o fazem. Não que Deus espere e se chateie por não agradecermos sua bondade, justiça e misericórdia. Mas só de nos ter criado, oferecido a vida e as oportunidades infinitas que temos a cada dia, seria o mínimo de educação moral de nossa parte agradecer por tudo que recebemos, mesmo que lutemos e conquistemos algo. Não dói, não custa nada além de uns segundos dos  84.400 segundos diários que temos.

A prece é apenas uma conversa simples com o Criador que pode ser realizada em qualquer lugar, a qualquer momento, em qualquer situação. Deus sempre nos ouvirá, embora nem sempre atenda nossos pedidos, por ser um Pai sábio e justo, como qualquer pai da Terra faz com seus filhos. Para os que já tem esse hábito, reflitam se esse tripé está equilibrado em suas rogativas, para os que não tem, procurem, se é que posso aconselhar, conversarem consigo mesmos abrindo seus corações para a vida. Deus é vida plena e estará te escutando, mesmo que você não acredite em sua existência! Obrigado!

Efésio, o humílimo servidor do Pai – 27.05.16

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade