Marcha do Progresso

 Marcha do Progresso

(L.E.) 783. O aperfeiçoamento da humanidade segue sempre uma marcha progressiva e lenta?

Há o progresso regular e lento que resulta da força das coisas. Mas quando um povo não avança muito depressa, Deus lhe suscita, de tempos em tempos, um abalo físico ou moral, que o transforma.

A humanidade que ainda tateia seus passos ao final da infância espiritual, iniciando seu momento de mais lucidez perante os compromissos eternos, tem feito suas escolhas ao longo de sua marcha para o progresso.

Escolhas que geralmente são direcionadas às questões materiais, aos interesses individualistas em detrimento do bem-estar comum.

Estas escolhas têm, por diversas vezes, atrasado os passos de progresso da humanidade como um todo. Ainda assim, a marcha não cessa! Temos melhorado em todos os aspectos e a “olhos vistos”. Não há como negar!

Embora tenhamos o livre-arbítrio, há momentos evolutivos que surgem os abalos físicos, ou mesmo morais que geralmente acompanham o primeiro. Tais abalos servem como alertas ou despertares de consciências que estão acomodadas com sua forma de viver, e portanto, não se interessam em mudanças que são necessárias, mas por vezes, quase sempre, necessitam de sacrifícios pessoais.

Assim, além dos abalos, há irmãos já despertos para a vida eterna que descem à Terra para servirem de exemplo e inspiração aos demais. Desta forma o progresso vai acontecendo mais ou menos num ritmo minimamente suficiente.

Entretanto, chegamos num destes momentos de intensidade e que nos fará crescer como nunca o fizemos em toda a nossa história. E à medida que tivermos superado os momentos de maior intensidade e mudanças, não vamos mais querer adiar nosso progresso que terá sua marcha alavancada para um novo patamar. E evolução da humanidade após este período será natural e sem atrasos, pois grande parte dos que aqui permanecerem não aceitarão mais se acomodar para manter privilégios ou interesses pessoais.

Efésio, o humílimo servidor do Pai – 22.03.19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade