Onde está o progresso?

 

Onde está o progresso?

(L.E.) 786. A história nos mostra uma multidão de povos que, depois dos abalos que os agitaram, caíram na barbárie; onde está, nesse caso, o progresso?

Quando tua casa ameaça ruir, tu o derrubas para a reconstruir de maneira mais sólida e mais cômoda; mas até que ela esteja reconstruída, há perturbação e confusão em tua residência.

Onde está o progresso quando hoje estamos vivendo uma série de eventos sociais perturbadores?

Onde está o progresso nas guerras que surgem não raramente em todo o mundo?

Onde está o progresso na violência das cidades?

Onde está o progresso na indiferença das pessoas diante da dor alheia?

Onde está o progresso no acúmulo de bens nas mãos de poucos?

Onde está o progresso quando há racismo e preconceito?

Onde está o progresso quando os ricos querem tirar o pouco dos pobres?

Onde...?

Poderíamos aqui criar uma enorme lista de perguntas e mesmo assim, talvez não esgotaríamos os questionamentos. Contudo, como resposta podemos dizer que o progresso está aí mesmo, nestes apontamentos!

Primeiro porque hoje, a sociedade tem se tornado mais atenta às desigualdades. Tem denunciado mais as injustiças e combatidos as mesmas com mais ênfase e vontade de resolver os problemas. É necessário que saibamos identificar o que há de errado para poder traçar metas e soluções a curto, médio e longo prazos!

É preciso compreender também que a maioria da sociedade procura ter uma boa postura, mas não se anunciam, não se impõem, e por isso, uma minoria ousada nos escandaliza! É como uma sala de aula em que há dois ou três alunos indisciplinados. Parece que a sala é ruim, conturbada, mas quando um, dois ou os três alunos indisciplinados não vão à escola, a turma parece estar na mais absoluta harmonia. Portanto, uma minoria “barulhenta”, pode criar uma sensação errônea de que tudo está errado e que todos são igualmente indisciplinados.

O progresso vem acontecendo em todas as áreas. Em toda mudança, evolução também nos remete, há transformações que muitas vezes agitam, trazem transtornos durante o processo até que no fim do ciclo, tudo se harmoniza novamente, ficando apenas as melhorias! Assim é o progresso humano!

Obrigado! Efésio, o humílimo servidor do Pai – 10.04.19


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade