Incômodo

Incômodo 

 

Um certo incômodo perpassa na mente quando pensamos em alguns pontos de nossas vidas. Questionamentos vêm e vão. E quando eles trazem alguma percepção mais profunda, alguma reflexão mais próxima da realidade moral que qualquer pessoa com vontade de fazer o bem, deseja se aproximar, sentimos, não raramente, estes incômodos.

É da natureza elementar do ser humano analisar as situações. Muitos confundem essa análise com julgamentos. Vamos diferenciar aqui: analisar é verificar os fatos, os argumentos positivos e negativos e assim, fazer conclusões sóbrias sobre algo, alguém ou algum acontecimento. Esta análise não precisa ser divulgada, mas pode até ser. Conquanto, não se busca efetivar um determinante sobre o assunto. O julgamento é tecer uma conclusão sobre um fato, algo, alguém. 

Portanto, o mundo parece viver numa constante confusão de sentimentos e emoções provocadas por inúmeras interpretações da realidade, inúmeras análises que são tomadas como julgamentos e inúmeros julgamentos tomados como análises… 

Vivemos um momento sensível, no qual a humanidade tem recebido muitos avanços tecnológicos, sociais, morais, científicos e espirituais. Floresce na atualidade, muitas conquistas e avanços, o que é bom por muitos aspectos, conquanto, também provoca em boa parte da população em todos os planos da vida, uma certa confusão…

Quantos não se sentem perdidos no meio de tantas revoluções, tantas informações? Quantos não se sentem a par da realidade? Quantos não conseguem acompanhar tudo o que tem acontecido? Todas as notícias e todos os avanços? Normal sentir-se um pouco ou até mesmo, muito perdido. Isso explica todo esse incômodo que não é individual, mas geral. Esse incômodo, essa ansiedade que não se explica. Esse turbilhão de sensações nunca antes sentida na história da evolução da humanidade terrena…

Entretanto, meus queridos amigos. Acalmem seus corações… Não é preciso acompanhar tudo, saber de tudo, sentir tudo ao mesmo tempo. É muito cedo para que a humanidade consiga realizar tamanha percepção pessoal. É como apresentar conteúdos escolares de nível superior para uma maioria de crianças do jardim de infância, outras que estão nos primeiros anos escolares, outras já na pré-adolescência, outro mais na adolescência… E poucos estão afinizados com os conhecimentos dos níveis apresentados. Estes estão na vanguarda e são a minoria! Ainda há uma heterogeneidade psíquica, moral e intelectual na Terra. 

Há aqueles que, embora na vanguarda intelectual, estão na infância moral ou emocional. Há os que estão na vanguarda moral, mas na infância científica e assim por diante. Conquanto, tudo está nos planos do Criador. Este é o momento em que os véus foram levantados para todos enxergarem os potenciais, como Jesus mesmo já anunciara em sua passagem: “vós sois deuses”. 

O que acontece agora é que o aprendizado se torna mais rápido em todos os sentidos. Os que precisam avançar moralmente, o farão estimulados pelos que estão à frente, os que precisam intelectualizar-se mais, o farão estimulados pelos que já o são, os que sabem cuidar melhor das emoções ensinarão os demais e assim sucessivamente. É um grande aprendizado coletivo, de uma comunidade que evolui. 

É como se a “Terra hospital” dos enfermos morais, intelectuais e emocionais agora tivesse se transformando numa “Terra Hospital-Escola” e em seguida, será uma “Terra-Escola”, pois as enfermidades passarão. 

Sim, eu sei que é difícil, e que parece não avançarmos. Que o caos parece dominar os noticiários e a vida de muitos. Mas o turbilhão precisa acontecer para tirar os véus, mostrar tudo o que está escondido, para só assim, a coletividade perceber o que é preciso educar a si mesmo a fim de transformar conscientemente para uma Terra mais leve e livre das iniquidades. 

O momento é de acalmar, analisar e em seguida, agir conscientemente pelo bem, sem abster-se do conhecimento e do progresso em todas as áreas. É difícil? Sim, mas é preciso começar! Por onde? Pelo que de melhor você tem! Se é a ciência, use-a para o bem comum! Se é a moral, use-a para auxiliar os outros de forma desapaixonada, buscando conhecimentos válidos dos que conhecem. Não se limite apenas ao que já sabe, mas comece por aí, pois só assim, a humanidade avançará!

 

Efésio



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um Relato Para os Líderes Morais

Bora Viver

Livres