Duelo

 

Duelos

(L.E.) 757. O duelo pode ser considerado como um caso de legítima defesa?

Não, é um homicídio e um hábito absurdo, digno dos bárbaros. Com uma civilização mais avançada e mais moral, o homem compreenderá que o duelo é tão ridículo, como os combates que se consideraram outrora como o juízo de Deus.

O duelo ainda não se extinguiu na humanidade. Pelo contrário. Ainda se encontra muito presente no dia a dia, sendo aceito e muitas vezes estimulado pela maioria da população.

Embora seja difícil termos duelos nos mesmos moldes de séculos passados, com todo aquele ritual em que, por vezes era oficializado por cartas seladas com os brasões familiares. Neste caso, ainda havia um juiz, uma ou duas testemunhos e a ação só terminava com a morte de um dos duelistas.

Quantos não são os duelos de hoje? São muitos. Só que são realizados em formatos diferentes do que era antes. Houve sim, é claro, uma evolução.

Um exemplo bastante comum e positivo são as disputas esportivas, as lutas, que apesar de terem quase sempre um ganhador, e por vezes sejam violentas, dificilmente há mortes.

Ainda que as mortes não aconteçam mais como antes, embora aconteçam de forma obscura, com crimes por vezes hediondos que chocam a sociedade, há duelos tão cruéis que indiretamente acabam com a vida de milhares de pessoas.

Temos o duelo do ódio racista, o duelo das concepções políticas inflamadas em que as pessoas trocam ofensas, palavras amargas e alguns extremistas chegam às vias de fato... Há o duelo das torcidas esportivas, em especial do futebol... Quantas mortes por ano temos infelizmente neste tipo de duelo?

Os duelos da criminalidade, do tráfico de drogas, o duelo dos corruptos que arrasam a população tirando milhares de vidas indiretamente pelos desvios praticados. Não só desvios de dinheiro, mas desvios morais...

Hoje, na humanidade, ainda temos muitos duelos, mas o principal deles é o duelo interior, em que estamos lutando contra a nossa própria ignorância no bem. No dia em que conseguirmos deixar de duelar contra nossa ignorância espiritual, a bondade e o amor reinarão na Terra e todos os demais duelos no mundo deixarão de existir! Utopia? Não, só resultado do progresso que dependerá apenas de nós mesmos para chegar mais cedo ou mais tarde.

Obrigado! Efésio, o humílimo servidor do Pai – 25.08.17

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade