A Destruição é Natural

 

A Destruição é Natural?

(L.E.) 728. A destruição é uma lei da Natureza?

É preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar, porque o que chamais destruição não é senão uma transformação que tem por objetivo a renovação e melhoramento dos seres vivos.

A destruição sempre parece trágica aos olhos humanos. Uma desdita quase sempre sem fim. Uma lástima... Por vezes, um momento de questionamento sobre a justiça divina, ou a real bondade de Deus...

Desde os primeiros tempos de racionalidade, houveram vários questionamentos sobre as catástrofes, tragédias, violências existentes no mundo. Tanto é que a humanidade, como se sabe, criou diversas explicações... Quantos deuses foram imaginados para explicar tudo o que acontecia de ruim ou estranho à volta das sociedades antigas? Quantos foram os sacrifícios realizados para acalmar a ira dos deuses, utilizando-se do aspecto destrutivo da vida, mesmo sendo desnecessário!?

Conquanto, em toda a vida há destruição! O ponto a ser refletido sobre essa questão é: será mesmo que a destruição é ruim em todos os aspectos? Ou é realmente ruim?

Ninguém discute que destruir traz uma sensação de impotência e tristeza perante o fato. Conquanto, a humanidade precisa se educar melhor nesse aspecto. Necessita encarar os fatos naturais destrutivos como momento de transição, transformação e melhoria do que existe há tanto tempo!

O exemplo mais comum e simples para entender este sistema é uma reforma, por exemplo, de uma casa. Para reformar, por vezes são derrubadas paredes, quebradas algumas portas e janelas, lixadas as paredes, quebrado o chão... Ou seja, instala-se o caos quase completo... Sujeira para todo lado... Completa bagunça!

Entretanto, com os dias, com o avançar da reforma, tudo vai se ajeitando, tomando novas formas e contornos até que no fim, tem-se a nova casa, mais robusta e bela!

O pensamento é simples e necessário se torna sua assimilação. Tudo o que destrói provoca mudanças, transtornos, bagunças, por um período de tempo, mais ou menos longo. Exige-se trabalho para que tudo seja reorganizado e limpo, posteriormente, pois após a obra pronta, a sujeira ainda necessita ser retirada. Quando tudo passa, vê-se a beleza de todas as coisas. Vê-se que o transtorno veio para o bem, o crescimento!

Isso não significa que não ficaremos inseguros, com medo, tristes, sem rumo... Não! Mas tudo isso são alertas, alarmes que nos motivam a não parar no lugar, a nos reinventar e seguir em frente para não eternizar a dor! Por isso, a destruição é uma lei divina, é uma lei de transformação e evolução!

Efésio, humílimo servidor do Pai – 01.02.2018

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Esclarecendo Dúvidas: Relações de Justiça Entre os Artistas e a Arte