Duelo Atual

 Duelo Atual

(L.E.) Sobre o Duelo – perguntas 757 até 759.

(...) “é um homicídio e um hábito absurdo”(...); “É um suicídio”; (...) “orgulho e vaidade” (...) “há mais de grandeza e de verdadeira honra em se confessar culpado quando se errou”(...).

O duelo da atualidade já pouco se assemelha ao duelo praticado nos séculos XVIII e XIX. Embora fosse parte da cultura, aos poucos as sociedades que o praticavam foram vendo por si mesmas a insanidade de tais rituais por conta do orgulho e da vaidade humanas.

Entretanto, o duelo não desapareceu da face da Terra, apenas mudou sua cara, ou como muitos dizem atualmente, mudou sua embalagem, sua metodologia. Por vezes o duelo acaba sendo tão ou mais cruel do que aquele mencionado por Kardec e os espíritos na obra básica da Doutrina dos Espíritos.

Há ainda os duelos em que dois adversários o fazem até a morte, mas em sua grande maioria não há toda aquela pompa e rituais que ficaram no passado distante. Há os duelos de gangues, de times de futebol, política e políticos, de religiões diferentes, de credos e “raças” diferentes... Como se houvessem várias raças numa mesma humanidade que reencarna diversas vezes em todo o globo em diversas peles, cores, credos e toda a diversidade contida nesta Terra!

Mas o duelo mais intenso que temos visto é o da ignorância contra o bom senso, contra o conhecimento. É o duelo que Jesus veio ser um combatente, procurando abrir os olhos da humanidade para a própria cegueira! “O homem peca não por ser mal, mas por sua ignorância”.

Pobre humanidade, ainda duela o tempo todo porque não sabe o valor do perdão, do respeito a si mesmo e ao próximo. Porque o orgulho das nações fala mais alto que a mão estendida aos pequenos do mundo. Porque os bens acumulados que não trazem a real felicidade são buscados com avidez e ganância pelos poucos que os possuem, não importante todo o lastro de maldade e tristeza que deixa para trás.

Acalmemos, porém, nossas observações pessimistas! A humanidade tem evoluído, crescido, melhorado, mesmo que aparentemente não seja isso que vemos. Conquanto, confiem. O bem, a verdade, o conhecimento da bondade tem aos poucos ganhado terreno! Logo que as conturbações maiores amainarem suas forças, veremos que o duelo da humanidade será não um contra os outros, mas nós contra nossos vícios morais de longa data! Obrigado!

Efésio, o humílimo servidor do Pai – 19.10.18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esclarecendo Dúvidas - A Responsabilidade dos Artistas que Reencarnam

Insigne

Passos para os Médiuns