Espiritismo e Progresso

 

Espiritismo e Progresso

(L.E.) 799. De que maneira o Espiritismo pode contribuir para o progresso?

Destruindo o materialismo, que é uma chaga da sociedade, ele faz os homens compreenderem onde está o seu verdadeiro interesse. A vida futura, não estando mais velada pela dúvida, o homem, compreenderá melhor que ele pode assegurar seu futuro pelo presente. Destruindo os preconceitos de seitas, de castas e de cor, ele ensina aos homens a grande solidariedade que deve uni-los como irmãos.

O medo do verdadeiro progresso é causado pela ignorância das leis naturais. O materialismo mencionado pelos amigos espirituais é o medo provindo do nada, da morte ser um fim de tudo, medo do fim da vida, da inexistência!

O Espiritismo vem para auxiliar a levantar este véu, sem a pretensão de obrigar aos que não acreditam, a olhar por este espaço que foi alçado ao alto! “Veja quem tem olhos de ver”, ou seja, acredite quem quiser acreditar, pois nada adiantará mostrar todas as verdades do Universo, se alguém não quer acreditar, seja por não estar preparado, seja porque não deseja sair da sua condição cômoda em que se encontra...

O esclarecimento sobre a vida futura, sobre a lei de justiça, amor e caridade, sobre como se dá o progresso individual e coletivo da humanidade, desconstrói a falácia do materialismo e auxilia na compreensão do quanto o egoísmo e orgulho são duas grandes chagas a serem extirpadas do nosso hábito de vida. Tudo é claro, no tempo de cada um!

Tudo isso é claro, é importantíssimo! No entanto, nada é mais importante do que a compreensão de que somos donos de nossas escolhas, de que podemos sim contribuir para um mundo melhor, escolhendo fazer o que é certo, fazer o que é bom para nós e para os que estão ao nosso lado, com a consciência livre, limpa e tranquila. Nada é mais importante do que fazer o bem, a caridade!

Entretanto, é preciso lembrar que a caridade não se resume a doar bens materiais aos carentes do mundo. Isso é claro, é válido, é importantíssimo. Mas de nada adianta doar sem se entregar de coração. Sem colocar o sentimento de amor incondicional, de respeito e alegria no gesto da doação. Caridade também está presente no compromisso consigo mesmo. Em se respeitar e fazer o melhor para o seu corpo, para sua vida, para seus sonhos.

Caridade também está em saber ouvir o outro, saber colocar-se no lugar do outro, respeitar o outro, sabendo também o que dizer, o que falar, o que fazer pelo outro, na hora certa, do jeito certo. Caridade está mesmo no pensar sobre o outro e sobre a vida! Pensamentos felizes, otimistas, positivos são gestos de caridade!

Por fim, o Espiritismo contribui e muito para a humanidade. No entanto, só será verdadeiramente útil, se a humanidade compreender e seguir seus princípios, sem preocupar-se com o rótulo de ser ou não espírita!

Efésio, o humílimo servidor do Pai – 02.09.19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esclarecendo Dúvidas - A Responsabilidade dos Artistas que Reencarnam

Insigne

Passos para os Médiuns