Ser Jovem
Juventude é sinônimo de jovialidade, alegria, sorrisos, festas, mas também é de irresponsabilidade, imaturidade, violência, falta de limites... Há muitos sinônimos para os dois lados desta luta que pouco acrescenta a todos nós, principalmente aos resistentes.
Não é por que somos jovens que necessitamos tudo ter e tudo poder fazer... Ao contrário, é muito mais do que ter uma turma, um lazer, um videogame ou CPU...
Ser jovem é ser do bem! Como? Num mundo de tantas distrações do bom caminho, violências, acontecimentos inesperados, como ser do bem?
Ah, muito fácil! Ao mesmo tempo em que as trevas exteriores tentam se aproximar dos jovens, a luz dos amigos e mentores consegue auxiliar não permitindo a ação livre destes.
É diferente e até estranho não realizar tudo o que uma maioria faz, ainda mais quando se busca auto-afirmação dia após dia! Ser jovem não é fácil, mas é muito gostoso. Quando se chega à idade adulta vêm às decepções, as tristezas que são agora encaradas como parte da vida, quase sem revolta pelo comodismo alcançado.
Para ser jovem neste mundo é preciso ser forte e contar com os pais que, apesar de boa parte conter ideias atrasadas, podem auxiliar melhor sobre as dúvidas e ainda são responsáveis pelo sustento dos mesmos!
Ser jovem é ser desafiado e acima de tudo buscar seus sonhos com muito determinismo. O que não indica tropeços, ignorâncias, arrogâncias... Aquele que encara os desafios com destreza, respeito e sensibilidade, mas ao mesmo tempo com firmeza alcança maiores oportunidades que são construídas diante do passar dos anos.
Não nos enganemos, a juventude está mesmo na sede do corpo moral, o coração. Não há velhice para aqueles que encaram a vida com sorriso no rosto, disciplina na alma e amor no coração.
A idade do corpo pouco nos importa, é possível estar no fim da vida física e agir como um jovem de dezessete anos em questão de alegria e modificação dos pensamentos enraizados no ser.
A juventude não está no exterior que é apenas uma representação do que já existe em seu íntimo.
Ser jovem no mundo não é fácil, ainda mais sem Jesus no coração. Praticamente impossível. Então, meus filhos, sejamos sempre jovens! Procuremos sorrir nas situações mais tristes e acanhadas ou mesmo insanas. Sejamos jovens para mudar nossos pensamentos ao descobrir que estamos equivocados. Sejamos jovens para compreender com disposição e harmonia o que devemos fazer, o que devemos mostrar aos que nos observam e querem estar conosco.
Sejamos como os jovens apaixonados! Eles amam toda a vida e não vêem defeitos. Quanta alegria em não apontar os defeitos alheios. Tudo permanece leve e radioso! Sejamos todos jovens não apenas hoje, mas sempre ao perceber que estamos começando a deixar que a tristeza, a melancolia e o sofrimento invadam nosso cotidiano.
Sejamos jovens no Amor! Obrigado!
Jesair Pedinte – 13.05.11
Comentários
Postar um comentário