Predisposições

 

Predisposições

(L.E.) 845. As predisposições instintivas que o homem traz ao nascer, não são um obstáculo ao exercício do livre-arbítrio?

As predisposições instintivas são as do Espírito antes de sua encarnação. Conforme for ele mais ou menos avançado, elas podem solicitá-lo para atos repreensíveis, e ele será secundado nisso pelos Espírito que simpatizam com essas disposições, mas não há arrebatamento irresistível, quando se tem a vontade de resistir. Lembrai-vos de que querer é poder.

O que os homens chamam de predisposições instintivas, são na verdade hábitos que o espírito imortal adquiriu até o momento em sua caminhada evolutiva.

Ninguém nasce predisposto a prejudicar o próximo, matar, roubar, ser desonesto, orgulhoso, invejoso, e tantas outras dificuldades de harmonia do espírito, se este mesmo não tivesse em sua caminhada alimentado todos estes vícios para o corpo e para a alma.

Ainda assim, tais dificuldades individuais que carregamos de outrora não deve ser impedimento para que possamos mudar. Para isso, necessitamos utilizar de nosso livre-arbítrio.

O livre-arbítrio é sempre uma dádiva divina que só nos é limitada quando por nossas ações equivocadas, colhemos as consequências negativas que nos impedem de ter todas as opções disponíveis por um período de tempo que durará de acordo com o nosso aprendizado.

Nossos atos são a consequência do que está cheio o nosso coração. A harmonia ou falta dela atrai irmãos de caminhada que podem se alimentar de luzes ou de trevas. Tudo depende de nossas escolhas.

Claro! Não é fácil resistir a hábitos centenários ou até mesmo milenares... Contudo, o que necessitamos é da nossa boa vontade, do nosso querer. Ter a disciplina da vigilância, usar o recurso da oração, meditação, atos para o bem, irão contribuir com a maior ou menor resistência aos arrastamentos íntimos.

O esforço é diário, o tempo para o aprendizado é eterno. Nem por isso devemos adiar nossos esforços ao bem, um dia nossas predisposições serão um bálsamo aos nossos corações, basta querer!

Obrigado! Efésio, o humílimo servidor do Pai – 02.06.20

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esclarecendo Dúvidas - A Responsabilidade dos Artistas que Reencarnam

Insigne

Passos para os Médiuns