Qual Lei

 

Qual Lei?

(L.E.) 795. A sociedade poderia ser regida somente pelas leis naturais sem o concurso das leis humanas?

Ela o poderia se os homens as compreendessem bem, e seriam suficientes se houvesse vontade de as praticar. Mas a sociedade tem suas exigências, e precisa de leis particulares.

À primeira vista, poderia ser este questionamento de Kardec aos espíritos, um tremendo absurdo, pois que, as leis humanas existem e a cada dia estão se aperfeiçoando. Parece uma pergunta bem ingênua...

Entretanto, quando passamos a analisar a profundidade desta, através da resposta dos espíritos, percebemos que o codificador estava olhando para o horizonte distante da humanidade.

Chegará um dia em que as leis humanas se aproximarão tanto das leis naturais, que não se saberá onde uma começa e a outra termina, até porque serão equivalentes, ou mesmo iguais.

Contudo, para chegar neste patamar aparentemente utópico, a sociedade necessita criar leis de acordo com sua realidade evolutiva. Foi assim, desde a antiguidade das sociedades humanas. Algumas leis tiveram que ser inspiradas quase que diretamente da mente divina, como os 10 mandamentos que até hoje é um código de conduta, de leis bem atual, embora resumido, pois que naquela época, muitas coisas ainda não existiam.

As leis humanas vão se modificando, se adaptando com o passar do tempo, pela influencia da evolução moral e intelectual da própria humanidade. Embora, para muitos ainda pareçam injustas, a cada dia as leis dos homens se aproximam mais da justiça divina.

Com a paciência de um Pai amoroso, Deus aguarda o dia em que as leis terrenas alcançarão a justiça divina, onde a injustiça será algo de um passado longínquo. Até lá, sigamos estudando, aprendendo e melhorando como um todo coletivo!

Efésio, o humílimo servidor do Pai – 19.06.19

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esclarecendo Dúvidas - A Responsabilidade dos Artistas que Reencarnam

Insigne

Passos para os Médiuns