Senso Moral

 

Senso Moral

(L.E. 629) Que definição se pode dar à moral?

A moral é a regra da boa conduta e, portanto, da distinção entre o bem e o mal. Funda-se na observação da lei de Deus. O homem se conduz bem quando faz tudo tendo em vista o bem e para o bem de todos, porque então observa a lei de Deus.

 

Termo que nos remete a muitas reflexões. Muitos no mundo buscam tê-la e estes sabem que não é fácil conquista-la. Para se conquistar um senso moral de acordo com a definição dos bons espíritos é necessário muitos sacrifícios e vigilância. Muito trabalho de autoaperfeiçoamento em buscar de fazer o que é certo em detrimento do que é errado.

Antes, porém é preciso saber, conhecer e analisar o que é certo e o que é errado. Ainda existe na humanidade muitos espíritos que não possuem a consciência exata do que é certo e do que é errado. Embora, estejamos mais ou menos num mesmo patamar de evolução intelecto-moral, essa variação ainda pode ser considerada grande.

Por isso mesmo, os espíritos sempre consideram a intensão e o conhecimento moral que cada um tem sobre cada situação para orientar os irmãos em humanidade.

Na prática, para os que já tem o conhecimento moral sobre o bem e o mal, minimamente falando, os que ao menos já ouviram falar dos 10 mandamentos recebidos por Moisés, ou do “amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” de Jesus e outros missionários como Maomé, Confúcio, Buda sempre buscaram levar mensagens de otimismo, respeito e caridade aos seus contemporâneos a fim de auxiliá-los a elevarem os seus patamares da moral que possuíam até então.

A humanidade nunca foi desamparada por Deus a fim de que pudesse elevar sua moral, seus conhecimentos de amor e bondade, nem de inteligência. Ainda mais agora que a maioria absoluta tem acesso a todos esses conhecimentos acumulados, ninguém pode se dizer ignorante do que é bom ou ruim, certo ou errado, bem ou mal. Portanto, nosso dever moral é buscar agora não só conhecer, mas colocar em prática a moral que adquirimos na teoria. Descruzemos os braços meus queridos! Vamos à luta para demonstrar que aprendemos a lição da moral divina em cada gesto, pensamento, por menores e mais simples que sejam e pareçam! Não percamos mais tempo! A hora urge!

Obrigado! Efésio, o humílimo servidor do Pai – 25.03.16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade