Esclarecendo Dúvidas: A Arte Auxiliando o Progresso Humano

De que maneira a arte espiritualizada pode auxiliar no progresso da humanidade?
Como está no Livro dos Espíritos, questão 790, o progresso da humanidade pode ser dividido em duas partes principais: progresso moral e progresso intelectual ou material. Sendo que o primeiro1 é mais importante, enquanto o segundo só é alcançado em sua plenitude pelo desenvolvimento daquele.
Cabe destacar que o progresso intelectual é muito importante, mas sem o progresso moral2 não há como alcançar um nível intelectual verdadeiramente divino e surpreendente. De forma inversa, o progresso moral é o mais importante, conquanto, apenas ele sendo desenvolvido, acaba por limitar o progresso numa visão totalizada.
Conforme alguns autores e espíritos, o homem possui duas asas: a da sabedoria e do amor! Sabedoria que corresponde ao intelecto e o amor a moral!
A arte espiritualizada, como foi comentada em um momento anterior, é uma arte que busca a evolução moral3 acima de tudo. Conquanto, é um erro pensar que apenas essa deve ser o foco da arte espiritualizada.
O mundo que está por nascer exige mais dos seus habitantes4. É preciso que a preguiça não esteja mais presente em nossos corações, em nossas atitutdes. Que o corpo seja aplicado com utilidade verdadeira. A boa intenção da moral que eleva é algo maravilhoso, mas insuficiente.
Quanto mais o espírito evolui, mais transparente fica a necessidade de que se deve preocupar com todos os aspectos de sua evolução. Evoluir moralmente, mas negar o conhecimento intelectual é infantilidade de almas ainda muito arraigadas ao orgulho e ao egoísmo. Alguns chegam a bater no peito dizendo que estão sendo humildes por desenvolver apenas a moral. Não querem estudar e se capacitar intelectualmente5! Infelizes são os que possuem esse raciocínio tão pequeno. Estacionarão e ficarão sob a guarda dos espíritos medianos, em vez de anjos, pois estes se ocupam daqueles que realmente querem e se esforçam para progredir em todos os sentidos da vida.
Portanto, a arte espiritualizada pode auxiliar no progresso da humanidade por vários aspectos e pontos positivos. Sendo a arte uma ferramenta de criação, ela é um instrumento de evolução6. Para se realizar a boa arte é preciso desenvolver-se na moral e na parte intelectual! Um não anda com perfeição sem o outro.
A obra artística realmente bela e voltada para o bem possui elementos dos dois tipos de progresso da humanidade. Pois que os anjos do senhor que são responsáveis por inspirar o crescimento da mesma se ocupam de infundir e conduzir os homens de boa vontade que se esforçam para crescer como um todo.
Negar que há necessidade das duas asas7 é negar a sabedoria de Deus! A arte como força criadora provinda de Deus é estimuladora das capacidades criadoras, criativas que elevam os sentimentos, educam nossas almas e transformam o que antes era matéria bruta e enegrecida, em luz divina!
Quando as autoridades forem realmente responsáveis, investirão mais na arte espiritualizada, pois ganharão cidadãos interessados e capacitados na prática do bem e na evolução do mundo!
Enquanto isso ainda é apenas um sonho, nós que realizamos uma arte voluntária e acanhada devemos procurar dar os primeiros passos no sentido de valorizar não apenas a boa moral, os princípios divinos, base essencial da arte, mas a partir de agora, procurar os conhecimentos mundanos e transformá-los, purificá-los, iluminá-los com a luz provinda do Criador! Arte é progresso, e progredir é uma arte! Deus nos abençoe!
Jesair e amiGOS – 17.08.12

1 – “[...] O progresso consiste, sobretudo, no melhoramento moral, na depuração do Espírito, na extirpação dos maus germens que em nós existem. Esse o verdadeiro progresso, o único que pode garantir a felicidade ao gênero humano, por ser o oposto mesmo do mal.” (KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 37. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005)
2 – “A pura intelectualidade, desacompanhada de princípios excelentes, que somente as verdadeiras qualidades do coração produzem, assim como a Arte, por si só, com o séquito da vaidade, do orgulho, da falta de boa moral, não permitem a ascensão do seu cultor aos planos rutilantes do Belo, existentes no Além. O que equivale a asseverar que nenhuma conquista feliz, no Além-Túmulo, será possível sem a renovação do Espírito, ou seja, a sua reeducação moral.” (PEREIRA, Yvone Amaral. Devassando o Invisível. 3. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009)
3 - “A arte é, por si mesma, plena de ensinamentos, de revelações, de luz. Ela arrasta a alma em direção às regiões da vida espiritual, que é a verdadeira vida, e que a alma anseia tornar a encontrar um dia. A arte bem compreendida é um poderoso meio de elevação e de renovação. É a fonte dos mais puros prazeres da alma; ela embeleza a vida, sustenta e consola na provação e traça para o espírito, antecipadamente, as rotas para o céu. Quando a arte é sustentada, inspirada por uma fé sincera, por um nobre ideal, é sempre uma fonte fecunda de instrução, um meio incomparável de civilização e de aperfeiçoamento.” (DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Léon Denis, 2006)
4 – “A melhor maneira, portanto, de compartilhar conscientemente da grande transição é através da consciência de responsabilidade pessoal, realizando as mudanças íntimas que se tornem próprias para a harmonia do conjunto. Nenhuma conquista exterior será lograda se não proceder das paisagens íntimas, nas quais estão instalados os hábitos. Esses, de natureza perniciosa, devem ser substituídos por aqueles que são saudáveis, portanto, propiciatórios de bem-estar e de harmonia emocional. Na mente do ser encontra-se a chave para que seja operada a grande mudança. Quando se tem domínio sobre ela, os pensamentos podem ser canalizados em sentido edificante, dando lugar a palavras corretas e a atos dignos. O indivíduo que se renova moralmente, contribui de forma segura para as alterações que se vêm operando no planeta.” (ÂNGELIS, Joanna. Jesus e Vida. 1. ed. Salvador: LEAL, 2007)
5 - “Os valores intelectivos representam a soma de muitas experiências, em várias vidas do Espírito, no plano material. Uma inteligência profunda significa um imenso acervo de lutas planetárias. Atingida essa posição, se o homem guarda consigo uma expressão idêntica de progresso espiritual, pelo sentimento, então estará apto a elevar-se a novas esferas do Infinito, para a conquista de sua perfeição.” (Emmanuel. O Consolador. 28. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008)
6 – “[...] A arte propicia a interação espiritual, com os canais superiores da vida, favorecendo a intuição. Consegue atingir caminhos que somente a razão não consegue alcançar. A arte pode nos levar a sentir vibrações sutis, ampliando nossa sensibilidade, favorecendo nossa sintonia com sentimentos elevados e nobres, com vibrações elevadas que estuam pelo universo de Deus. A arte pode trabalhar com o intelecto e com o sentimento e, ao mesmo tempo, estimular a vontade para os níveis superiores da vida, auxiliando o desenvolvimento das potências do Espírito imortal, filho de Deus, que somos todos nós.” (ALVES, Walter Oliveira. O Teatro na Educação do Espírito. 1. Ed. São Paulo: IDE, 1999)
 7 - “O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.” (Emmanuel. O Consolador. 28. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade