Esclarecendo Dúvidas - A Arte e a Lei de Reprodução
Perdoe-nos a estranheza, mas é difícil compreender o que a arte tem a ver com a Lei de Reprodução. O que poderia nos dizer sobre isso?
Não se preocupe, tal estranheza pode ser a mesma de muitos outros irmãos de estudo e caminhada, por isso vamos realizar algumas reflexões.
A Lei de Reprodução faz parte das Leis Morais1 que resumem as Leis Divinas. Reproduzir é permitir que a criatura possa criar e evoluir.
Ninguém progride sem passar pelas provas e expiações nos diversos mundos do Universo. O espírito imortal necessita passar por essas etapas evolutivas, pois que cada um é criado simples e ignorante, como nos remete o Livro dos Espíritos.
Para nascer um novo ser, ou seja, para materializar um espírito na matéria, seja de qual ordem evolutiva é preciso respeitar a Lei da Reprodução. Ninguém nasce sem ser “reproduzido” no mundo2.
A Lei de Reprodução é tão divina que sem ela não existiria vida na Terra, não havendo vida neste planeta, logo não existiríamos. Conquanto, retornemos as reflexões iniciais. A reprodução é uma Lei importante! Sem ela a evolução não se daria de forma mais rápida3, ou pelo menos a oportunidade de assim realizá-la! O que dizer da evolução terrena, a nível material nos últimos séculos?
Caso não nascessem representantes, missionários que alavancassem novos conhecimentos, onde estaria o nível de conhecimento terreno nos dias atuais? Talvez ainda na idade da pedra, ou na antiguidade... Com isso, a arte também estaria bem aquém do que hoje se apresenta! Esta é a primeira reflexão que podemos fazer sobre reproduzir. Conquanto, não podemos cessar por aqui. A Lei de Reprodução na arte, vai muito além disso! Reproduzir é criar! E criar é a essência da arte!
Arte sem criação simplesmente não existe! Raciocinemos... Tudo o que é produzido em qualquer tipo de arte provém de onde?
Para os materialistas, provém apenas do pensamento individual ou talvez coletivo de um grupo que trabalha com determinada arte. De qualquer forma, primeiro vem o pensamento4 e com o trabalho, transforma-se, reproduz, materializa-se o pensamento inicial num trabalho artístico! Em essência é assim que se processa a reprodução na arte, seja ela qual for! Ela é a materialização de uma ideia inicial!
Para os espiritualistas, sabemos que esta ideia inicial pode ter sido originada não na matéria, mas no plano quintessenciado para os olhos materiais. A ideia surge em comunhão de sintonia e pensamento, através da inspiração e vai se transformando, moldando até atingir o estágio de acabamento, sendo reproduzida na matéria de acordo com a capacidade de execução, do esforço individual e coletivo daqueles que a executam, ou melhor, reproduzem!
A arte depende sim e se liga direta ou indiretamente à Lei de Reprodução. À medida que os espíritos vão evoluindo, a arte pode ir avançando em moral e técnica através do aperfeiçoamento, que é condição decorrente desta Lei Divina!
A arte é um dos aspectos importantes para o ser evoluir5. Auxilia no aprendizado e crescimento das asas do amor e do conhecimento. Faz compreender que exercitando a capacidade criadora, a criatura ficará mais perto de Deus6, desde que procure o bom senso e o caminho do amor e da caridade! Arte é reproduzir a vida, o amor que Deus nos legou por toda a eternidade!
Jesair e amiGOS – 28.09.12
1 – “686 – A reprodução dos seres vivos é uma Lei da Natureza? Isso é evidente; sem a reprodução, o mundo pereceria.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 182 ed. São Paulo: IDE, 2009)
2 - “A Criação é o campo de vosso labor, nela vos moveis; dela viestes à existência, obrigados a contribuir para a realização integral do plano divino, latente, em toda a potencialidade, no grande Todo.” (AGUAROD, Angel. Grandes e Pequenos Problemas. 7 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2006)
3 - “A Lei de Reprodução é uma Lei Natural indispensável, pois, sem ela o mundo corporal pereceria. Destina-se à perpetuação das espécies ao mesmo tempo em que permite a encarnação dos seres sujeitos ao progresso.” (TORCHI, Christiano. Espiritismo Passo a Passo com Kardec. 2 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2007)
4 – “[...] O poder de criar é uma força natural do pensamento, um ato da vontade de cada um. [...]. Daí o afirmarmos nós outros a soberana conveniência de os homens em geral se alistarem nas hostes do Consolador, a fim de se re-educarem, reconhecendo em si próprios os valores que possuem, as faculdades e possibilidades de que são dotados e os meios de dirigi-las para culminâncias recompensadoras, pois todos esses magníficos dons anímicos lhes foram conferidos pelas Leis da Criação para que, através deles, possam servir à sua própria glória, servindo ao próximo e à causa da Vida Imortal.” (AMARAL, Yvone Pereira. Devassando o Invisível. 3 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009)
5 - “[...] A Arte, por sua vez, auxiliará a evolução do homem, elevando o espírito a patamares mais altos, na sensibilidade, na beleza, na harmonia, na virtude. [...] Não resta dúvida quanto à excelência da arte em geral, em particular na tarefa de evangelização sem seu profundo sentido de educação do espírito, no desenvolvimento gradual das potências do espírito.” (ALVES, Walter Oliveira. O Teatro na Educação do Espírito. 1. Ed. São Paulo: IDE, 1999)
6 – “Será necessário que o homem compreenda que, como parcela divina que é, veio ao mundo também para colaborar na obra de aperfeiçoamento do planeta em que vive, e essa colaboração certamente subentenderá auxílio às almas mais frágeis do que a dele, que gravitam ao seu lado nas peripécias da evolução.” (AMARAL, Yvone Pereira. Devassando o Invisível. 3 ed. Rio de Janeiro: FEB, 2009)
Comentários
Postar um comentário