Esclarecendo Dúvidas: Arte e Diferenças Entre os Sexos
Há diferenças de responsabilidades entre homens e mulheres perante a arte? Quais são e por quê?
Há diferenças quando consideramos as funções de cada indivíduo na manifestação artística. Mas isso não significa que seja pela condição do gênero. Como afirma “O Livro dos Espíritos”, Deus ofereceu a ambos os sexos a compreensão do bem e do mal, além da capacidade de progredir1. Acrescentamos que Deus permitiu que a arte fosse instrumento evolutivo2. Entretanto, a forma como ela será utilizada para o bem ou para o mal é escolha individual que independe do sexo3.
As diferenças existentes entre os sexos são apenas pelas funções momentâneas de cada encarnação de acordo com o gênero humano. Sabemos que os espíritos reencarnam como homens e como mulheres por inúmeras vezes a fim de compreender e auxiliar na evolução de seu espírito que não possui sexo4.
Acontece que no homem, mais afeto a razão em detrimento aos sentimentos, desenvolve-se mais pela força e raciocínio mais direto e talvez reto, sem grandes contornos. Enquanto que a mulher, afeta aos sentimentos, desenvolve-os com extrema delicadeza e bom senso, dando os contornos que faltaram no sexo oposto. Um complementa o outro.
Culturalmente, as mulheres estão mais propensas a alguns tipos de arte, como a dança e o artesanato. Os homens destacam-se mais na arquitetura, pintura, música... Conquanto, afirmamos sem medo que isto é apenas uma questão cultural, pois que a humanidade até bem pouco tempo, poucas décadas, era extremamente machista e se conduzia à maneira patriarcal.
Até hoje há determinadas áreas da arte que são consideradas de homens e de mulheres. Preconceito infeliz e infantil. Homens podem sim dançar, ter o artesanato como fonte de inspiração divina e as mulheres criarem formas arquitetônicas belas e úteis, entre outras coisas. Na música, por exemplo, os maiores nomes da história humana ainda são de personalidades masculinas, apenas pelo fato da sociedade ser patriarcal.
O sexo feminino tem conquistado muitos espaços antes dominados apenas por homens, e a arte não foge à regra, e vice-versa. Os homens têm adentrado em áreas antes apenas dominadas por uma maioria de mulheres. Mesmo que isso ainda seja encarado como distúrbio sexual por muitos, o que é apenas um preconceito social infame, hoje tal situação não é mais incomum.
Na arte, todos se igualam! Não há diferenças entre os sexos. Nela o homem desenvolve muito sua sensibilidade e a mulher, além de sua sensibilidade, seu intelecto, sua vontade de evoluir em todos os aspectos! Elas são tão capazes quanto eles!
A arte iguala o ser humano! O assunto está longe de ser preenchido em sua totalidade, mas oferece-nos muitas reflexões a serem realizadas! Pensemos nisto!
Jesair e amiGOS – 04.01.13, psicografado por Jerônimo Marques.
1 – “Não há ninguém que não possa fazer o bem. Só o egoísta não encontra jamais oportunidade. Bastará estar em relação com outros homens para encontrar ocasião de fazer o bem, e cada dia da vida dá oportunidade a qualquer que não esteja cego pelo egoísmo, porque fazer o bem não é só ser caridoso, mas ser útil na medida de vosso poder, todas as vezes que vosso concurso pode ser necessário.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 182. ed. Araras: Ide, 2009)
2 - “A arte é, por si mesma, plena de ensinamentos, de revelações, de luz. Ela arrasta a alma em direção às regiões da vida espiritual, que é a verdadeira vida, e que a alma anseia tornar a encontrar um dia. A arte bem compreendida é um poderoso meio de elevação e de renovação. É a fonte dos mais puros prazeres da alma; ela embeleza a vida, sustenta e consola na provação e traça para o espírito, antecipadamente, as rotas para o céu. Quando a arte é sustentada, inspirada por uma fé sincera, por um nobre ideal, é sempre uma fonte fecunda de instrução, um meio incomparável de civilização e de aperfeiçoamento.” (DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Léon Denis, 2006)
3 - “Não têm sido poucos os homens e as mulheres que se reencarnaram nas fileiras da Doutrina Espírita, conduzindo altas responsabilidades em torno da sua divulgação e vivência corretas. Nada obstante, após alcançarem a notoriedade e mesmo certa responsabilidade no Movimento, vêm tombando ante as facilidades [...], comprometendo-se gravemente e gerando perturbação nos companheiros que, aturdidos, constatam que a sua não era uma conduta exemplar, nem autêntica. [...] Normalmente compadeço-me desses companheiros que permanecem equivocados, divulgando as notícias do Mundo Espiritual, em que parecem não acreditar, já que se comportam de maneira inadequada em torno da imortalidade da alma e da justiça das reencarnações.” (MIRANDA, Manoel Philomeno de. Sexo e Obsessão. Salvador: Alvorada, 2002)
4 – “200 – Os Espíritos têm sexos? Não como o entendeis, pois o sexo dependem do organismo. Entre eles há amor e simpatia baseados na identidade de sentimentos.
Os Espíritos se encarnam homens ou mulheres porque eles não têm sexos. Como devem progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes oferece provas e deveres especiais, além da oportunidade de adquirir experiência. Aquele que fosse sempre homem não saberia senão o que sabem os homens.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 182. ed. Araras: Ide, 2009)
Comentários
Postar um comentário