Alertas da Consciência

Estejamos em paz meus amigos! Na luta diária ante nossas iniquidades e imperfeições que soam e reverberam em nossas almas, devemos lembrar-nos do recurso da oração e da vigilância como nos recomendou o Mestre.
É necessário uma autoanalise diária sobre nossa conduta. O que estamos fazendo? Como estamos fazendo? Temos agido bem ou mal? Positiva ou negativamente?
Quantas vezes paramos para pensar quando o alarme da consciência toca nossa mente logo após um ato realizado? Não será um alerta de que não estamos no caminho certo?
Infelizmente, nossa mente vem raciocinando rapidamente para nos desculpar ali na frente. É um avanço de sinal, um lixo pequeno jogado ao chão... Logo em seguida é a indiferença perante a dor alheia, a falta de gentileza, do cumprimento sem sorriso no rosto... Avançamos o sinal por estarmos atrasados ou porque não vinha nenhum carro... Só que nos esquecemos de que queremos ser exemplos para a humanidade. Será que estamos sozinhos nestes instantes?
Um pequeno lixo não fará mal ao ambiente... Só que pequenos lixos acumulados se juntam e deixam estragos nas cidades, ruas, avenidas... Estragos de infraestrutura, de doenças, além de ser um péssimo exemplo.
A indiferença, entretanto pode ser pior que tudo isso. A desculpa? Falta tempo... Falta preparo... Não sabemos o que fazer e como fazer... Como se estivéssemos sozinhos e sem amparo para inspirações de nossos amigos e mentores...  A indiferença é doença da sociedade que grita por auxílio, exige respeito, mas desrespeita a si mesma...
O mesmo ocorre com a falta de gentileza... Quantos crimes seriam evitados com a gentileza, o agradecimento, os pequenos perdões, a atenção aos que pouco tem ou pouco são vistos... É sábia a frase “Gentileza gera Gentileza”.  Qual é a desculpa real para não tê-la? Por que gritar com o próximo se ele escuta num tom mais baixo? Por que humilhar quando o outro se torna próximo e bom pra nós mesmos quando os tratamos com gentileza? É questão de inteligência, ser gentil!
Atentemos mais para os sinais de alerta da consciência em todo o nosso dia! Isso nos fará melhores cristãos! Aliás, como cristãos devemos ser diferentes, não podemos usar a desculpa de que os outros fazem e portanto, podemos fazer... Quanto mais se sabe, mais de deve dar em troca, mais devemos doar. É da Lei Divina!

Deus nos abençoe! Irmão G. – 20.05.14, psicografado por Jerônimo Marques.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esclarecendo Dúvidas: Energias dos Encarnados nos Eventos de Arte Moralizada

Significa Muito

Entendimento