Esclarecendo Dúvidas - Prece


Boa noite amigo. Alguma orientação?
Meu filho... Sei que o esforço para fazer o que se acha melhor nem sempre é fácil. Mas é verdadeiro. Não busque achar culpados ou quem está mais certo ou errado. Muitas vezes se está certo estando errado e outras “se está” errado estando certo. O que importa são as reflexões e o aprendizado.
Certo, obrigado. Bem amigo, eu trouxe um tema interessante e bem propício ao momento que vivemos. Gostaria que comentasse um pouco sobre a importância da PRECE. Sei que várias são as obras que narram exemplos, comentam particularidades, estudam entre tantas outras coisas sobre a prece, mas quem sabe podemos refletir algo mais sobre a mesma.
Sim filho, o assunto é sempre oportuno. Talvez não acrescentaremos tanto, ou muito pouco. Entretanto podemos voltar nossas atenções para refletir melhor sobre o assunto e assim quem sabe, nos educar um pouco mais.
Como se sabe, a prece é uma conversa de nós, filhos de Deus, com Ele, nosso Pai! Coloca-se, segundo a Doutrina Espírita, que a prece tem três caracteres gerais: louvar, pedir e agradecer.
Louva-se a Deus exaltando seu nome com fé e alegria. Com determinação, passando uma fé inabalável em seus desígnios. Contudo, não confundamos. O que aqui afirmamos vale mais para a questão de se acreditar em Deus, de confiar em seus desígnios, mas isto tudo por compreender que há uma força maior no Universo que deve ser respeitada e, sobretudo AMADA! Não é um amor simplório e lacônico. É um amor consciente!
Pede-se na prece à Deus por muitas coisas. Por nosso próprio bem, pelo bem dos outros e por interesses pessoais. Este tipo de prece são as que mais utilizamos por ainda estarmos muito ligados ao pensamento de que estamos no centro do mundo, no centro do universo e por isso devemos ser servidos. É uma forma inconsciente de interpretar que nós somos deuses. Sim, podemos até ser deuses, mas não somos o Pai, não criamos, apenas modificamos o que já existe. Todos nós temos direito e razão de pedir. Só não temos o direito de cobrar pelo que pedimos. Deus atende nossos pedidos sempre. O problema é que a forma que Ele atende quase sempre é estranha aos nossos olhos, mas é sempre pertinente e nos proporciona um melhor aproveitamento da lição!
Agradece-se pouco a Deus. Deveríamos estar a cada minuto agradecendo ao Pai! Isto porque Ele criou tudo, este tudo inclui a todos nós. O agradecer é ser grato a algo ou a alguém. Ao conversamos com Deus pela prece, deveríamos pensar em Deus como o divino amigo que está ao nosso lado em todas as dificuldades e atropelos! Ele está em nosso coração e na consciência. Razão e emoção!
Visto tudo isso, é preciso ter melhor bom senso para com a prece. Há cada prece que Deus recebe... Digno de comentário ou piada de mal gosto. Claro que Ele não se ofende! Se estivesse entre nós, caso isso fosse possível fisicamente, riria bondosamente de nossa ingenuidade ao pedir e ao louvá-lo. Uns os louvam não pela prece, mas por loucuras de seus atos insanos.
Mas na prece é necessário que o coração esteja aberto e vibrando harmonia e paz. Existem casos que a prece serve justamente para trazer esta mesma harmonia e paz. A prece não se resume ao conhecimento e nem às categorias. O importante da prece é saber que podemos muito com ela1.
Podemos utilizá-la em nosso favor para favorecer nossos irmãos. O que vale para Deus é a intenção. Rezemos, oremos, “precemos”... Não importa o termo e sim o valor da ação de rezar!
Prece é comunhão com Deus! É ligação aos planos de luz e por que não à Deus! Prece é um ato de amor! É uma caridade! Portanto, que possamos nos atentar sempre que vier ao nosso pensamento, a lembrança ou imagem de uma pessoa. Qualquer que seja ela, pois como dizemos, nada acontece por acaso. Se alguma pessoa lhe veio à mente, por que não rezar por ela? Mesmo que digamos apenas “Deus abençoe fulano neste momento”! Estaremos fazendo nossa parte, um bem com certeza!
Que possamos pedir mais por quem precisa e não por nós, a não ser que seja necessário e breve. Que possamos louvar mais por sermos filhos de Deus e por Ele ser nosso magnânimo, justo e bondoso Pai. Que possamos agradecer mais por tudo que somos e temos na vida. Ele é e sempre será bela como seu Criador!

Por hoje ficaremos aqui. Faça a sua prece2 e fique em paz! Descanse e continue em frente!

Jesair Pedinte – 06.06.11

1 – “Quando o ser humano se aperceber das infinitas possibilidades de que dispõe através da oração, conceder-lhe-á mais atenção e cuidados. Força dinâmica, responsável pelo restabelecimento de energias, é constituída de vibrações específicas que penetram o orante, mantendo-lhe a vinculação com as Fontes Inexauríveis de onde procedem os recursos vitais. (MIRANDA, Manoel Philomeno. Sexo e Obsessão. Salvador: Livraria Espírita Alvorada. 2002)

2 – “[...] Aquele que ora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia os bons Espíritos para o assistir. É um socorro que não é jamais recusado, quando pedido com sinceridade.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. São Paulo: IDE. 134 ed. 2001. Perg. 660)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade