Esclarecendo Dúvidas - Evangelização na Casa Espírita

Gostaria de saber qual a importância da Evangelização na Casa Espírita?
Na casa espírita a evangelização é, ou deveria ser um dos aspectos mais enfatizados1. Simplesmente por que evangelizar as crianças é formar os futuros cidadãos do mundo. Formando-os bem, provavelmente eles continuarão ligados à Casa Espírita e isto será extremamente benéfico.
Justamente porque, quando bem formado, aquele “ex-evangelizando” procurará ser grato a tudo que recebeu daquela casa de oração e trabalho. Sendo assim, procurará ser útil e de alguma forma contribuir em retorno ao que recebeu.
Claro, este não deve ser o pensamento de uma Casa Espírita. Esperar receber de volta o “investimento”. Seria uma contraposição aos princípios da Doutrina.
A importância da evangelização é extremamente considerável. Uma casa2 que oferece evangelização não evangeliza apenas os encarnados, mas também os desencarnados. Com uma linguagem simples, muitas vezes lúdica, conseguem passar os conhecimentos básicos mais importantes para uma boa base moral!
Evangelização na casa espírita é como se fosse um “antivírus” fazendo sua limpeza de programas prejudiciais (vícios morais) por pura precaução! A casa que não oferece tal serviço divino está não só perdendo trabalhadores, mas também está sendo menos protegida em todos os sentidos. É só relembrarmos da Parábola dos Talentos...
Quanto mais se tem, mais se deve procurar oferecer e assim as oportunidades crescem e o Senhor com certeza recompensará! Já os que menos têm e nada fazem para ter mais virtudes, ainda perderão oportunidades novas.
Jesair Pedinte e Amigos - 22/08
1 – “[...] A tarefa da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil é do mais alto significado dentre as atividades desenvolvidas pelas Instituições Espíritas, na sua ampla e valiosa programação de apoio à obra educativa do homem.” (_______, Evangelização Espírita da Infância e da Juventude na Opinião dos Espíritos. 3 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1986)
2 – “[...] O Centro Espírita e demais entidades são escolas de formação espiritual e moral, essas devem ser núcleos de estudo, fraternidade, oração, trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz do Espiritismo. O Centro Espírita deve ser compreendido como a casa da grande família, onde as crianças, os jovens, os adultos e os mais idosos tenham oportunidade de conviver, estudar e trabalhar. [...]. É o local onde se aprende o Espiritismo e a Moral Cristã.” (_______. Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil. 2 ed. Rio de Janeiro: FEB, 1998)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade