Cegos na Vida
A cegueira é um deficiência adquirida em vida atual ou anterior. Há casos em que se pede tal oportunidade como aprendizado, provação e oportunidade. A cegueira...Ela é um estado do corpo humano que impede verificar a luz que nos cerca e se reflete dos objetos a nossa volta.
Vejam só... tudo se resume na luz refletida nos objetos e não na luz dos próprios. Contudo, não ter a visão da matéria pode ser tão benéfico ao espírito que se apresenta em raras vezes como dádiva, devido ao aproveitamento daquele indivíduo em sua prova obscura.
Ter a visão é dádiva divina inquestionável! Sublime e perfeita! Entretanto há outras cegueiras desenvolvidas pelos seres humanos. A cegueira do amor, a cegueira do desrespeito, da falta de fé e fraternidade. Somos mais cegos do que aqueles que não veem as réstias de luzes do Sol. É muito grave este fato. Preferimos enxergar apenas o que nos é conveniente e somos capazes de não enxergar a necessidade dos outros que está aparente, transparente e impossível de não ser constatada.
Pior é que somos cegos por opção! E ainda há os que são cegos porque fingem ser. Preferem ser. Quanta insensibilidade! Se tivéssemos o mínimo de bom senso de nos colocar no lugar daqueles que nos pedem auxílio, teríamos toda a convicção de auxiliar, sem hesitar! Saberíamos que a necessidade é real! Só que é muito fácil auxiliar quando sabemos ser real a necessidade. Muitas vezes deixamos isso de lado por pensar que aquilo não é real, que pode ser uma malandragem. E como saber se é ou não? E mesmo que haja um pouquinho disso. Será que isso é tudo? A malandragem por si só? Não há nada de verdadeiro e de necessidade?
Claro, há os espertalhões de plantão, mas o coração não pode se enganar... O coração sincero voltado para o bem não se engana. É diferente quando estendemos as mãos com sinceridade aos outros. Os que não são sinceros podem até achar-nos bobos, mas são de certa forma tocados pela bondade. E os que são sinceros, nos oferecem todo seu carinho e gratidão! A melhor forma de retribuição que podemos querer ter!
Enfim, que sejamos cegos apenas para os defeitos alheios, para a incompreensão, para a violência, para a mentira que nos conclama, para os erros dos outros. Essa cegueira é benéfica. As demais, só nos atrapalham e nos deixam insensíveis ao mundo que nos estende a mão em auxílio!
Ser cego para não fazer o bem é estar em erro grave contra a própria consciência! Meditemos!
Obrigado! Jesair Pedinte – 27.07.11
Comentários
Postar um comentário