Esclarecendo Dúvidas - Sintonia
Gostaria que falasse um pouco sobre a sintonia. O que é? Como se conquista? Com quem podemos nos sintonizar? Mais alguma observação?
Sintonia é o fato, a ação de todos os seres já individualizados realizam para trocar experiências, pensamentos, ideias, palavras, ações conjuntas.
Todos nós estamos em sintonia com algo o tempo todo1. Até os que pensam não estar sintonizados com nada, na verdade se sintonizam com energias latentes e por vezes desconhecidas do universo.
A questão não é como se conquistar a sintonia, até por que a sintonia por si só é algo natural e que está em todo o universo. Devemos voltar a nossa atenção para o conceito acima colocado, que nos dá um pouco de restrição de pensamento para que possamos abordar o assunto sem nos perdemos de um referencial.
Ao considerarmos a sintonia uma ação de seres individualizados, podemos perceber que ela acontece a partir de um momento da evolução de todo ser criado por Deus. Antes dela aparecer, alguns resquícios e pré-sintonias vão acontecendo, nas formas evolutivas mais involuídas. O que é natural, pois nada na natureza e é claro, na evolução, dá saltos. Pelo contrário, é tudo dependente de conquistas!
Assim, respondendo, conquista-se a sintonia através da evolução. Quanto mais se evolui, mais interessante e mais exigente é o processo de sintonia.
Para tentar facilitar um pouco o assunto, vamos lembrar da obsessão (simples, fascinação e subjugação) para os espíritas e da mediunidade positiva (comunicação de espíritos amigos e sublimes), dos “endemoniamentos” e dos “inspirados por Deus” das igrejas como um todo.
Um médium ou uma pessoa, espírita ou não, que possui mediunidade (todos somos médiuns em maior ou menor grau de desenvolvimento) que emite um pensamento2 cria uma forma mental e esta forma se manifesta numa frequência de ondas específica. Quando se emite um pensamento negativo, um desejo de vingança, um palavrão ou um sentimento de inveja, por exemplo, esta “onda” alcançada será baixa e atingirá qualquer outra mente inteligente, desde os mais ignorantes do bem, até os Anjos do Senhor! Contudo, ao se emitir pensamentos positivos, uma oração em favor do próximo, um desejo de fazer o bem. Um poema, ou literatura que eleve, uma música que conforta e qualquer tipo de pensamento e ação para o bem, a forma-pensamento criada viajará em ondas mais altas que serão recebidas pelos Anjos do Senhor, mas dificilmente percebidas pelos ignorantes do amor e resistentes no mal...
Contudo, não confundam, tais pensamentos superiores e benéficos “andam” por todo o universo, inclusive onde se encontram os que não querem realizar o bem. A questão é mesmo de sintonia.
Como perceber tais ondas positivas, não tendo ainda conquistado um conhecimento moral para isso? Neste aspecto, a sintonia é sim uma conquista. Não há como emprestá-la a priori. Entretanto, há casos em que por momentos determinados, em situações que exigem tal assistência superior, isto pode acontecer sob o encaminhamento e direção daqueles que possuem conhecimento e poder moral para assim procederem.
Isto sempre acontece quando beneficiará uma pessoa ou um grupo maior que já começa a merecer mudar sua sintonia. Veja só, isto não deixa de ser uma conquista. Mesmo que um irmão não mereça, mas ao perceber, outros que merecem vão se beneficiar através dele, acontece de por momentos, ter a oportunidade de se sintonizar com amigos maiores. Nada se perde, essa oportunidade ficará gravada no coração endurecido e posteriormente será uma porta de saída da obscuridade do próprio ser...
Aquele que veio ao mundo ensinar-nos o amor esteve em constante sintonia com o Criador! Não houve um segundo sequer , que esta sintonia esteve distante e inoperante.
Ao contrário. Por se sintonizar infinitamente e por que não dizer, o tempo todo com Deus, Jesus pode ser uma antena perfeita para criar condições de nós, pecadores e ignorantes, entrar de forma precária sim, mas entrar em sintonia com Deus através dele e de seus auxiliares encarnados e desencarnados!
Quanta sabedoria há nesta lei de comunicação com o mundo espiritual e seus diferentes planos e seres! É simplesmente uma das maiores dádivas de Deus! O mundo só evolui a passos largos porque hoje a humanidade começar a ter mais consciência de si mesmo. O despertar de si mesmo, oportuniza que as sintonias sejam menos deficientes e mais produtivas.
A sintonia existe por afinidades. Ao falarmos aqui mais da sintonia moral, não descartamos a sintonia intelectual que é regida pelo mesmo processo, contudo até certo ponto, independe da moral. Até certo ponto, pois “Deus não dá asas à cobras”. Caso assim fizesse, poderíamos nem sequer mais estar trabalhando em favor da Terra...
O que necessitamos ter mais consciência é que a sintonia não é algo incontrolável. Muito pelo contrário. Disse o Mestre “orai e vigiai”3. O que podemos entender disso? Ele estava se referindo diretamente da questão de sintonia. Oramos e vigiamos para nos sintonizarmos com o bem, caso não façamos isso, estaremos por nossa própria ignorância, mas responsabilidade, nos sintonizando com o mal. Ou com mentes voltadas ao mal!
Não nos assustemos, ainda precisamos ler, reler, pensar, pensar e pensar muito sobre tudo o que fez e falou o Rabi da Galiléia. Não é exagero dizer que ele falou e exemplificou sobre tudo, inclusive o que ainda não existia e já existe hoje, ou do que ainda nem existe, mas surgirá na face da Terra num futuro próximo ou distante.
Enfim, meus filhos. Sem sintonia, não há vida! Ela está interligada entre si materialmente ou não. A sintonia4 é como uma rede “wi fi” dos computadores modernos. Não precisa de cabos, só de ondas e de emissores e receptores. E isso todos nós somos, uns mais outros menos perfeitos! Sintonizar-se é viver! Estejamos certos disso!
Obrigado! Jesair Pedinte e amigos – 01.07.11
1 – “[...] Cada um de nós conviverá sempre em toda parte e a todo o tempo, com aqueles com quem se afina, efetuando permanentemente, com os seus semelhantes, as trocas energéticas que, em face da lei, asseguram a manutenção de todas as vidas. [...] Qualquer mudança de sintonia, ou diferenciação de níveis de troca energética vital, sempre decorrerá necessariamente de alteração do potencial íntimo de cada espírito e da natureza de seus pensamentos e emoções.” (ÁUREO. Universo e Vida. 6.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005)
2 – “[...] Mostre-me o que pensa e lhe direi quem o acompanha. O homem é como um ímã a juntar a limalha, associando-se a tudo o que está próximo ou na mesma sintonia vibratória. Sabendo-se que os Espíritos influenciam nossa vida mais do que podemos imaginar, descobre-se no campo das ideias um terreno fértil de atuação. Se você tem ideias nobres, igualmente nobres serão suas companhias; se tem ideias perniciosas, igual também será sua primeira companhia. Portanto, não acredite que seus pensamentos são só seus e só importam a você, pois os que vivem à sua volta podem estar sendo influenciados, ou estar lhe influenciando [...]” (MIRAMEZ. A Força do Pensamento. Minas Gerais: Fonte Viva. 2005)
3 – “[...] Cuidar do pensamento é como zelar de uma casa, para que seus habitantes vivam em harmonia; o descuidar dessa casa mental pode ser, inevitavelmente, a fonte para o mal proceder. [...] Devemos ser guardiães do nosso futuro, tomando conta de nós próprios, vigiando primeiramente a nossa mente. [...] Vigiemo-nos a todo instante, cultivemos pensamentos nobres e soberanos, bons, justos e amorosos, pois assim nossos atos serão coerentes com eles.” (MIRAMEZ. A Força do Pensamento. Minas Gerais: Fonte Viva. 2005)
4 – “[...] Sintonia significa, em definição mais ampla, entendimento, harmonia, compreensão, ressonância ou equivalência. [...] é, portanto, um fenômeno de harmonia psíquica, funcionando, naturalmente, à base de vibrações.” (PERALVA, Martins. Estudando a Mediunidade. 23.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2004)
Comentários
Postar um comentário