Como um Teatro
Dizemos que a vida é como uma peça teatral: não é pra menos. As semelhanças são muitas. Não é por acaso que um termo muito comum usado pelos atores é que eles possam realmente “encarnar” os personagens.
Encarnar é viver realmente aquilo para que o público reconheça todas as características que devem ser mostradas por aquela persona... Mesmo que os atores não tenham as características do personagem. Talvez hoje não tenham aqueles caracteres bons ou maus principalmente, mas podem já ter tido ou ainda estão adquirindo na própria existência.
Assim acontece na vida. Quando encarnamos, estamos num novo corpo e este corpo leva todas as características do espírito que o comanda. O novo corpo é como um boneco de carne que se mexe de acordo com a nossa vontade, com as nossas características íntimas e desenvolvidas nas inúmeras oportunidades que tivemos na carne.
Conquanto, há muito mais em comum entre o teatro e a vida. Vejamos o cenário e a iluminação... De forma imperfeita, artificial, o homem cria os cenários para situar a história, encarnar melhor o personagem naquela trama. Imita os cenários reais com arte visuais aliadas aos conhecimentos de iluminação, que é artificial, mas que dá vida aqueles painéis e objetos inseridos no ambiente do teatro. Recria-se o mundo, as histórias através do conhecimento técnico das artes visuais.
Os cenários são as paisagens variadas do mundo que nos oportunizam o ambiente. A iluminação influencia e indica que tipo de cena será realizada. Enfim, o ambiente criado dá todo o aspecto emocional relevante à peça. O ambiente em que nascemos e vivemos influencia o ser e o oportuniza a crescer ou fracassar, caso não aproveite as oportunidades. Se nascemos num local de muito calor, pobre, sujo e com pessoas-personagens ruins ao nosso lado, as chances de fracassarmos perante a Lei de Deus são grandes, mas tudo depende de nossa índole! Tudo a nossa volta influencia, mas não indica o que será feito por nós.
Mais do que isso, ainda há uma trilha sonora, as melodias, os efeitos sonoros de uma peça que marcam ainda mais os momentos importantes, atribulados, serenos ou tensos da trama. A vida também tem suas inúmeras melodias naturais ou artificiais que contribuem ou atrapalham em nosso discernimento diante do certo ou do errado.
Nos bastidores temos os que nos auxiliam, como temos a espiritualidade amiga, companheira e protetora. Entretanto, temos os que nos atrapalham. São como os nossos inimigos, os comumente chamados obsessores... Que na verdade são irmãos que se desentenderam conosco ou com alguém a nós ligados.
A vida é uma peça teatral? É mais sensato afirmar que o teatro seja a imitação da dinâmica da vida. Contudo, tal comparação pode ser utilizada didaticamente para que possamos compreender que há muito mais por trás de nossa existência. Quem será o roteirista? E o diretor? O iluminador? O sonoplasta? O figurinista? O cenógrafo? O maquiador? Deus! Ele está no comando de tudo. Sendo assim, nada pode dar errado a não ser que queiramos contrariar sua direção e orientação, pois a nós foi dado o livre-arbítrio...
Façamos de nossas existências peças iluminadas de teatro que elevam nossos pensamentos e atitudes para o bem eterno!
Obrigado! Jesair Pedinte – 11.11.11
Comentários
Postar um comentário