Esclarecendo Dúvidas - Inspiração
Gostaria que explicasse como ocorre a inspiração? O que ela representa para as pessoas e para os espíritos? Até que ponto uma inspiração pode ser da pessoa e qual ponto é do espírito?
A inspiração é um momento de sintonia, como já dissemos outro dia, nós vivemos no planeta Terra que tem vários planos e dimensões que se intercomunicam o tempo todo através da mediunidade e outros fenômenos ainda não abordados.
Esta inspiração é nada mais que uma forma de sintonia com um objetivo específico de traduzir o pensamento de desencarnado para encarnado, de encarnado para desencarnado, de desencarnado para outro desencarnado, e de um encarnado para outro... Parece complexo, contudo é algo extremamente corriqueiro1 e que ocorre todos os dias, o tempo todo!
A inspiração pode ter vários objetivos, mas tem como principal premissa auxiliar o inspirado a superar alguma situação, resolver um problema ou mesmo ajudar a criar algo! Ela nem sempre tem o teor benéfico, pelo contrário, pode ser danosa, desde que as mentes sintonizadas direcionem o seu pensamento para esse lado2.
Inspirar vem de absorver, colocar para dentro. Ou seja, o que sai dos médiuns (lembrando que todos nós somos portadores da mediunidade) é algo que já veio de outro ser encarnado ou não. As pessoas apenas externizam o que absorveram e com as suas palavras ou de acordo com as experiências anteriores...
O ser humano está o tempo todo cercado por mentes de diversos planos e inconscientemente está ligado a estes diversos planos, mas nem se percebe disto. A própria consciência é uma prova disto. Os alertas podem ser intrínsecos ao próprio indivíduo por fazer parte de suas conquistas e aprendizados ou podem ser inspirações de outros seres por misericórdia divina.
Conforme mencionado, as inspirações podem ser boas ou ruins. Tudo depende incialmente daquele que será inspirado3. Se ele está sintonizado para o bem as inspirações serão voltadas para os bons acontecimentos. Entretanto, estar sintonizado para o mal, inspirações virão para esta categoria. Disse Jesus: "A árvore boa produz bons frutos, a árvore má não pode produzir bons frutos". Alusão clara de como podemos encarar a sintonia e a inspiração.
Enfim, a inspiração depende necessariamente da sintonia da qual estamos nos utilizando e cultivando em nós mesmos. Ao queremos algo bom, positivo, nos inspiramos para o bem, quando acontece o contrário, o mal surge fácil à nossa mente!
É assim com os artistas. Aqueles que vangloriam os vícios da alma, que não se preparam para o caminho do bem, vão com certeza permanecer grandes criadores e serão inspirados, contudo, não por seres que querem doar algo de bom para a humanidade!
Entretanto, os artistas que cultivam a lealdade, a caridade, o amor aliados à humildade e respeito pelo próximo terão boas companhias e serão inspirados para a arte verdadeira e sublime. É assim em qualquer área de nossas vidas. Tanto particular, quanto emocional ou profissional. A sintonia é quem mandará, a inspiração influenciará, mas tudo depende de nossa análise, do nosso critério e por fim de nossa ação. Pois, lembremos que temos o livre-arbítrio e não somos bonecos controlados por uma mente superior.
Sendo assim, busquemos o estudo4 da doutrina e procuremos desenvolver as virtudes para estarmos sempre sintonizados com o bem, mas que possamos agir com coragem para seguir as boas inspirações e repelir as que não nos levam a lugar algum.
Obrigado! Jesair e amigos - 06.07.11
1 – “459 – Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações? A esse respeito sua influência é maior do que credes porque, frequentemente, são eles que vos dirigem.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 134.ed. São Paulo: IDE,2001)
2 – “[...] O pensamento é, na verdade, a mais poderosa das usinas geradoras de força eletromagnética, naturalmente captável pelas outras mentes, em especial por aquelas às quais se dirige, podendo causar perturbações psíquicas sutis, porém devastadoras.” (_______. Notações de um Aprendiz. Rio de Janeiro: FEB, 1991)
3 – “Pensar é uma ação divina, disse Aristóteles. Pensar é criar condições atrativas de pensamentos idênticos. O que se faz mister é saber pensar, dominar o pensamento, amoldá-lo à vontade, sujeitando todos os elementos somáticos do organismo ao domínio superior do Eu.” (MICHAELUS. Magnetismo Espiritual. 9.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2005)
4 – “464 – Como distinguir se um pensamento sugerido vem de um bom ou de um mau espírito? Estudai; os bons espíritos não aconselham senão o bem. Cabe a vós a distinção.” (KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 134.ed. São Paulo: IDE,2001)
Comentários
Postar um comentário