Puros no Coração
É certo que há vários caminhos a serem percorridos em direção ao Pai. Cogita-se que um ser criado por Deus pode se enveredar por estradas inimagináveis e incompreensíveis para qualquer mente.
Desde os princípios espirituais até lograr a razão, o ser perde-se na contagem dos tempos. A evolução tão propalada é lenta, gradual e ocorre sem marcações de tempo, pois para o Criador, este último é e sempre será eterno, como Ele.
Assim, a razão é conquista de poucos milênios para uns, ou há poucos milhões de anos para outros. Ela é uma dádiva conseguida adequadamente, meritoriamente através das oportunidades aproveitadas. Enganam-se os que pensam que os ditos irracionais não conseguem méritos maiores ou menores. Principalmente quando a razão começa a aparecer de forma rudimentar, os caminhos começam a se dispersar e diferenciar...
Lembremos que os caminhos são longos e para cada ação há uma reação natural das coisas. Não se vê animais domésticos que têm reações tipicamente humanas, por vezes egoístas ou fraternas além do normal para sua espécie? São os caminhos diferentes que começam a serem traçados.
Não há um ser criado por Deus que faça o mesmo caminho um do outro. A evolução é um processo individual e está ligada especificamente ao próprio ser. É ele quem determina o que acontecerá dali para frente.Os primeiros rudimentos inteligentes são as primeiras oportunidades de crescimento mais acentuado. Contudo, após outros tantos milênios é que a individualização se completa e a razão toma finalmente o seu papel de responsabilidade pelo que se faz.
Neste instante, se inicia a nova etapa. O crescimento do intelecto e das virtudes. É quase uma guerra interna vencida apenas quando cada um que procura a verdadeira felicidade da evolução alcança o estado de ser puro no coração!
A pureza no coração é a liberdade da alma, do espírito que agora busca a paz interior. Pureza no coração não indica superioridade de raça ou famílias, nomes, profissões. Tudo isto são rótulos extremamente humanos e infantis.
Ser puro no coração é alcançar a sublimidade dos sentimentos provindos do amor sincero. A humildade, o respeito ao próximo, a dignidade de caráter, a retidão do ser perante qualquer situação da vida é apresentar-se próximo a esta pureza.
Não é um processo simples, nem rápido para os padrões humanos. Conquanto, é libertador! Tem esse caráter, pois é um caminho escolhido onde se reconhece os erros e valoriza os acertos. Nem mais, nem menos. Os puros no coração não se importam com os defeitos dos outros, mas com os próprios que ainda devem ser combatidos insistentemente e diariamente!
Puros no coração ainda são um ideal superior. Entretanto, isto não significa que devemos abandonar nossos esforços para chegar neste patamar. Aquele que saí do nada e consegue conquistar tudo na vida física com honestidade de seus esforços teve períodos difíceis e aos poucos, com muito esforço, passo a passo alcançou o que era necessário buscar! Daí, para sermos puros de coração, basta dar um passo de cada vez no caminho do bem. Querem um roteiro? Já os têm há cerca de dois mil anos. Sigam os passos do Messias e a pureza se instalará em vossos corações!
Obrigado! Jesair Pedinte – 19.08.11
Comentários
Postar um comentário