Palavras que não Voltam Atrás
Na vida temos muitas situações que se repetem a cada dia. De momento a momento o ser humano constrói sua individualidade e de certa forma uma carapaça que o esconde de suas próprias mazelas e ressentimentos.
Queremos aqui refletir sobre o poder das palavras. Como se ensina o povo sábio, repetindo a orientação do Mestre, as palavras jogadas ao vento não voltam atrás. Uma vez dita não se pode afirmar o contrário.
Observem o quanto é perigoso construir o hábito pouco saudável dos comentários infelizes sobre os outros. Observem o quanto é insano abrir e solidificar os maus pensamentos que saem como flechas certeiras ao seu destino. Tudo bem que alguns deles são fortes e impenetráveis, mas isso não retira a responsabilidade do ato infeliz. Sempre o que valerá será intenção, por mais que o mal não se concretize.
Por outro lado percebam que a boa palavra trás os benefícios imensuráveis e que nos causam agradáveis surpresas! A boa palavra salva vidas! Ensina o bem, a paz, a solidariedade. No entanto, elas também não voltam atrás, graças a Deus!
É verdade que a palavra sem o exemplo nada ou pouco constrói, mas o poder das palavras é muito maior do que a humanidade concebe. Não subestime o que sai da boca. Lembremos o Mestre que disse: “O que sai da boca do homem é o que está cheio o seu coração”.
Nós espíritos imortais deveríamos ter em mente a consciência de que as palavras devem ser usadas para o refazimento, para os bons valores, para a arte do bem. Não percamos mais tempo com futilidades a “jogar conversa fora”. Contudo, não confundamos isso com a conversa descontraída e fraterna das amizades sinceras! O mundo seria triste se não houvesse a alegria de estarmos juntos conversando animadamente.
Pensemos no poder das palavras que são os pensamentos materializados neste mundo de dor, mas que pode ser apenas de AMOR!
Jesair Pedinte - 23.02.11
Comentários
Postar um comentário