Esclarecendo Dúvidas - Amizade
Gostaria de obter um maior conhecimento sobre a amizade. O que é ser amigo? Qual é a importância de tê-los em nossa vida? Continuaremos a ter por perto uns aos outros?
Amizade é um sentimento nobre1 que Deus ofereceu de presente à suas criaturas. É algo que chega a ser mágico. Um amor diferente, muitas vezes confundido com vários outros sentimentos passageiros e pouco profundos.
Poderíamos falar uma imensidão de frases para definir o que é amizade. Contudo, basicamente é você gostar, amar outra pessoa e ela fazer parte de sua vida por toda a eternidade. O fim de tudo é a amizade a níveis ainda não alcançados na Terra.
Temos muito a aprender. Se fôssemos falar exatamente sobre a amizade, pouquíssimos seriam aqueles que conseguiriam ser amigos no sentido verdadeiro da palavra.
A amizade não se explica a não ser através das Leis Divinas, que a criou para verem seus filhos confraternizando por toda a eternidade.
É como uma fórmula do amor que independe de cor, credo, idade, sexo e mesmo de espécie ou estágios evolutivos diferenciados...
Ser amigo é saber doar ao máximo o que possui dentro do coração. Como dizem, o amigo sincero é aquele que está pronto para ajudar a toda hora, e principalmente, nos piores momentos de nossa vida2.
É aquele que faz uma oração. Que sorri da piada mais boba, ou que nos ensina algo que antes achávamos complexos. Resumimos o amigo naquele em quem confiamos extremamente e não necessitamos de que ele se sinta da mesma maneira. Quem é amigo doa o que tem de bom! Compartilha suas deficiências e clama por auxílio a fim de superá-las!
É um destino de todos. Ser amigos! Quem é sempre terá! É muito importante ter amigos para espalhar sobre a face da Terra lições de amor gratuitas.
Por que matar, se podemos nos tornar amigos, pessoas que se auxiliam? Por que xingar se gostamos uns dos outros? Por que fazer o mal se cultivamos o amor e o respeito ao próximo? Ter amigos é uma benção de Deus que depende de nós desenvolvê-la.
Após sermos amigos, continuaremos amando-nos. Nem sempre estaremos próximos “fisicamente”, mas sempre estaremos unidos pelos sentimentos. Pela sintonia que é ser amigos! Depois vamos cada um seguindo seu caminho e sua missão, contudo, como o tempo é eterno, a distância aparente é como um castelo de areia que é desmanchado pelas águas do mar! Após sermos amigos, continuaremos lutando pelo bem comum e construiremos novas amizades que nos servirão de arrimo e sustentarão nossa evolução!
Ninguém vive só no mundo, nem os que se isolam3. Há sempre os que nos são caros e amigos. O problema está em quando não queremos ser amigos. Isso dificulta por alguns anos, décadas, centenas e milênios de anos a construção da felicidade própria do espírito imortal.
Enfim, a amizade é Lei Imortal e sublime do Criador! Somos feitos para amarmos uns aos outros, e amarmos uns aos outros é o que a amizade representa de melhor para nós, filhos do Criador! Cultivemos a fé no bem e a amizade em nossos corações!
Jesair Pedinte e amigos – 22.07.11
1 – “Na gradação dos sentimentos humanos, a amizade sincera é bem o oásis de repouso para o caminheiro da vida, na sua jornada de aperfeiçoamento. Nos trâmites da Terra, a amizade leal é a mais formosa modalidade do amor fraterno, que santifica os impulsos do coração nas lutas mais dolorosas e inquietantes da existência. Quem sabe ser amigo verdadeiro é, sempre, o emissário da ventura e da paz, alistando-se nas fileiras dos discípulos de Jesus, pela iluminação natural do espírito que, conquistando as mais vastas simpatias entre os encarnados e as entidades bondosas do Invisível, sabe irradiar por toda parte as vibrações dos sentimentos purificadores. Ter amizade é ter coração que ama e esclarece, que compreende e perdoa, nas horas mais amargas da vida. Jesus é o divino amigo da humanidade [...].” (EMMANUEL. O Consolador. 28.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008)
2 – “Quando se confia em alguém, torna-se mais fácil enfrentar dificuldades, confiando que sempre terá companhia e refúgio emocional na amizade, quando os problemas se tornarem mais graves ou mesmo sem eles. Tendo-se com quem conversar, discutir problemas, comentar desafios e dores, embora permaneçam não resolvidos, outras são as condições emocionais para os solucionar, em face do aquecimento moral que vem do outro.” (ÂNGELIS, Joanna de. Jesus e Vida. Salvador: Alvorada, 2007)
3 – “O ser humano é essencialmente sociável, encontrando, nos relacionamentos proporcionados pela amizade, estímulos e objetivos para crescer moral e espiritualmente. Sem dúvida, a amizade é portadora do calor necessário para fazer germinar os sentimentos que se encontram adormecidos no imo do ser, ao tempo em que se irradia com energias benéficas em favor daquele com qual se relaciona.” (ÂNGELIS, Joanna de. Jesus e Vida. Salvador: Alvorada, 2007)
Comentários
Postar um comentário