Esclarecendo Dúvidas - Surgimento da Arte
De onde surgiu a arte na criação divina?
A arte surgiu junto à criação1. Quando o verbo tornou-se amor, a arte já estava lá a constituir os elementos harmônicos das belas criações divinas.
Não há segredo para compreender isso. Basta observar a natureza2. Ela é uma pequena amostra da evolução da criação divina. Ela é arte pura. Seus traços, suas especificidades. Sua harmonia de formas, cores, tons, sons, movimentos, energias, trocas...
A arte surgiu com Deus. Assim, como Ele o é infinito, sem começo e sem fim, a arte também assim pode ser observada.
O princípio divino é a mais pura e elevada arte do universo. Ainda é e por um bom tempo será incompreendido por suas criaturas, principalmente nós, ainda espíritos tão tímidos e acanhados na evolução espiritual.
Entretanto, fazendo algumas limitações e considerando alguns aspectos mais “terrenos” com relação a esta pergunta, vamos fazer algumas limitações de conceitos, de tempo e de espaço para começar a compreender.
Na Terra, a arte iniciou-se a partir do momento em que o homem começou seu processo de aperfeiçoamento da inteligência e procurou de alguma forma registrar algo para a posteridade. Mesmo que essa posteridade fosse de alguns dias, meses ou anos que ainda nem existiam em sua cabeça limitada de um quase símio...
As gravuras primitivas que contavam a história das caças e de alguns fenômenos “mágicos” ou inexplicáveis pela ciência inexistente e que em vários casos e mesma ainda não consegue explicar são os primeiros vestígios de arte na humanidade. Isso considerando a arte terrena e material.
Conquanto, precisamos abordar que a arte está em constante mudança e movimento3. O mundo é uma amostra artística do criador e de suas criaturas que nele habitam. Os próprios seres humanos, encarnados ou não, plasmam a vida. Poderíamos dizer que a arte é uma capacidade de moldar o mundo a nossa volta de uma forma mais harmônica respeitando linhas, traços, sons, sentimentos, emoções e todo tipo de aspectos importantes para a identificação de cada objeto, paisagem, pessoa, espírito e etc.
A arte é força “co-criadora” dos mundos. Mas para nós, humanos ainda longe da evolução mínima para o entendimento da verdadeira arte provinda do Criador e/ou de seres muito mais evoluídos que nós, a arte é como se fosse um laboratório de nossas futuras capacidades criadoras de formas, sons, sentimentos que vamos desenvolver e posteriormente oferecer nas tarefas de maiores responsabilidades que teremos na evolução do ser imortal.
Jesair e amiGOS – 16.12.11
1 – “A beleza é um dos atributos divinos. Deus pôs nos seres e nas coisas esse encanto misterioso que nos atrai, nos seduz, nos cativa e enche a alma de admiração, às vezes de entusiasmo. A arte é a busca, o estudo, a manifestação dessa beleza eterna da qual percebemos, aqui na Terra, apenas um reflexo.” (DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 1.ed. Rio de Janeiro: Léon Denis, 2006)
2 – “A natureza é sempre o livro divino, onde as mãos de Deus escrevem a história de sua sabedoria, livro da vida que constitui a escola de progresso espiritual do homem, evolvendo constantemente com o esforço e a dedicação de seus discípulos.” (EMMANUEL. O Consolador. 28.ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008)
3 – “O papel fundamental da arte é exprimir a vida em toda a sua potência, em sua graça e em sua beleza. Ora, a vida é movimento. [...]. A arte se realça e progride em todos os graus da escala da vida, realizando formas cada vez mais nobres e perfeitas, e que se aproximam da fonte divina da eterna beleza.” (DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 1.ed. Rio de Janeiro: Léon Denis, 2006)
Comentários
Postar um comentário