Anseios da Alma

Fruto do espírito ainda invigilante, todo anseio da alma reflete a imaturidade do ser nas questões mais simples e também nas mais complexas do íntimo humano.

Não é possível que o aprendiz possa superar o mestre apenas porque quer, porque anseia por isso. Ansiedade tem sido uma das principais causas das doenças físicas e emocionais desta humanidade que “reina” desastradamente na Terra do século XXI. O estresse tão comentado e discutido é real e tem sua origem nos anseios do homem imaturo. Isso por que desejamos tudo para hoje, agora. Não podemos mais aguardar pacientemente.

Não queremos esperar o fruto amadurecer da árvore. Desejamos colhê-lo quando, onde e na hora que quisermos assim fazer... Anseio é na verdade um sintoma da prepotência. É a vontade de ser sempre servido em seus desejos no menor tempo de espera possível! Mesmo que nós não admitamos, desejamos inúmeras vezes que os que nos precedem desistam de seus anseios ou que nos ofereçam seu momento de estar sendo atendido para que nós passemos a receber, receber e receber, sem nada doarmos em troca!

O anseio que vivifica a prepotência é na verdade a vaidade presente querendo esfacelar os bons modos e costumes que deveriam estar dentro de nossos corações como modo de vida e não como obrigação. O anseio de origem lógica e clara para quem já adquiriu um pouco de consciência de si mesmo é perda de tempo. O orgulho é seu pai corruptível! É a chaga inicial que se disfarça na ansiedade da alma.

O espírito que se ilumina na infinidade das encarnações adquire a paciência e a tranqüilidade que não admitem a ansiedade mortal ao ser humano atual. No futuro, quando domarmos os vícios da alma, principalmente o orgulho, deixaremos de sofrer de ansiedade. O que precisamos na verdade é de possuir menos posses e mais virtudes. E tudo se adquire com o tempo largo, em oposição aos nossos íntimos anseios d ‘alma! Obrigado!

Jesair Pedinte 28.03.11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bora Viver

Livres

Culpabilidade