Esclarecendo Dúvidas - A Arte na Evolução do Espírito

Gostaria de compreender melhor no que a arte auxilia na evolução do espírito? E como ocorre este processo?
A arte é elemento importante para a evolução do espírito. Pois que instrui e oferece oportunidades para o ser exercitar sua inteligência moral e intelectual a fim de atingir um objetivo maior. Ela é essencial, pois através dela a criatividade do ser é despertada, desenvolvida e até resgatada, pois o incita a vontade de criar1!
A capacidade de criar é inerente do Criador do Universo! Sendo a arte um instrumento que incita a criação; à criatividade aproxima o espírito de Deus! Cabe destacar, que isso se dá pela arte voltada para o belo e o bom2.
Aquele que procura o caminho da arte percebe que é necessário muita concentração, disciplina, força de vontade, persistência, estudo, trabalho para desenvolver os aspectos artísticos disponíveis para cada ser e desenvolvidos na história dos tempos da humanidade. Desta forma, precisamos compreender que a arte é ferramenta evolutiva de grande penetração ao ser3, exatamente porque está ligada aos sentimentos.
Toda obra artística provém inicialmente de um sentimento vivenciado pelo artista. Aliando o sentimento à técnica, aos conhecimentos inerentes da evolução de cada “ciência da arte” tem-se um resultado que pode ensinar ao espírito aspectos diversos do aprendizado eterno que cada um de nós iremos percorrer.
A arte disciplinada, voltada para os bons valores do espírito e que procura exaltar as belezas, assim como a bondade universal auxilia na educação do espírito4, pois disciplina essas tendências e além disso, incentiva, contagia aqueles que a apreciam a buscar os mesmos valores!
A admiração que a arte provoca em todos nós, espíritos em evolução é grande chamariz para o aperfeiçoamento e educação de todos nós5. A arte busca na ludicidade e criatividade, os elementos que incentivam e educam nossos sentimentos e atitudes quando observamos as condutas sérias e organizadas pelas boas inspirações que nos chegam do alto.
Ensina-nos a arte o poder da concentração e da sintonia com os planos divinos! O artista disciplinado e esforçado para o bem consegue alçar voos maiores, assim como o cientista crente no poder divino!
Elemento da evolução, a arte aproxima o espírito do homem até Deus, educando-o para ser útil no bem, sendo co-autor da criação divina!
Jesair Pedinte - 28.03.12

1 – “Todo o processo educativo, que visa o desenvolvimento das potências da alma, necessita ser ativo, levando a criança a uma participação ativa e dinâmica e não apenas como ouvinte. Através da ação, ou melhor, da interação como o meio, tanto físico como espiritual, a criança vai desenvolvendo suas qualidades interiores. [...] A arte propicia a interação espiritual, com os canais superiores da vida, favorecendo a intuição. Consegue atingir caminhos que somente a razão não consegue alcançar. A arte pode nos levar a sentir vibrações sutis, ampliando nossa sensibilidade, favorecendo nossa sintonia com sentimentos elevados e nobres, com vibrações elevadas que estuam pelo universo de Deus. A arte pode trabalhar com o intelecto e com o sentimento e, ao mesmo tempo, estimular a vontade para os níveis superiores da vida, auxiliando o desenvolvimento das potências do Espírito imortal, filho de Deus, que somos todos nós.” (ALVES, Walter Oliveira. O Teatro na Educação do Espírito. 1. Ed. São Paulo: IDE, 1999)
2 – “Dissemos que o objetivo essencial da arte é a procura e a realização da beleza; é, ao mesmo tempo, a procura de Deus, pois que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral. Quanto mais a inteligência se apura, se aperfeiçoa e se eleva, mais se impregna da ideia do belo. O objetivo essencial da evolução, portanto, será a procura e a conquista da beleza a fim de realizá-la no ser e nas suas obras. Tal é a norma da alma na sua ascensão infinita.” (DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 1. Ed. Rio de Janeiro: Edições Léon Denis, 2006)
3 – “171- De modo geral, todos os homens terão de buscar os valores artísticos para a personalidade?
Sim; através de suas vidas numerosas a alma humana buscará a aquisição desses patrimônios, porquanto é justo que as criaturas terrenas possam levar da sua escola de provações e de burilamento, que é o planeta, todas as experiências e valores, suscetíveis de serem encontrados nas lutas da esfera material.” (EMMANUEL. O Consolador. 28. Ed. Rio de Janeiro: FEB, 2008)
4- “Temos de convir que todas as expressões de arte na Terra representam traços de espiritualidade, muitas vezes estranhos à vida do planeta. Através dessa realidade, poderei reconhecer que a arte, em qualquer de suas formas puras, constitui objeto de atenção carinhosa dos invisíveis, com possibilidades outras que o artista do mundo está longe de imaginar. No Além, é com o seu concurso que se reformam os sentimentos mais impiedosos, predispondo as entidades infelizes às experiências expiatórias e purificadoras. E é crescendo nos seus domínios de perfeição e de beleza que a alma envolve para Deus, enriquecendo-se nas suas sublimadas maravilhas.” (EMMANUEL. O Consolador. 28. Ed. Peg. 167. Rio de Janeiro: FEB, 2008)
5 - “A arte é, por si mesma, plena de ensinamentos, de revelações, de luz. Ela arrasta a alma em direção às regiões da vida espiritual, que é a verdadeira vida, e que a alma anseia tornar a encontrar um dia. A arte bem compreendida é um poderoso meio de elevação e de renovação. É a fonte dos mais puros prazeres da alma; ela embeleza a vida, sustenta e consola na provação e traça para o espírito, antecipadamente, as rotas para o céu. Quando a arte é sustentada, inspirada por uma fé sincera, por um nobre ideal, é sempre uma fonte fecunda de instrução, um meio incomparável de civilização e de aperfeiçoamento.” (DENIS, Léon. O Espiritismo na Arte. 1. Ed. Rio de Janeiro: Edições Léon Denis, 2006)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Esclarecendo Dúvidas - A Responsabilidade dos Artistas que Reencarnam

Insigne

Passos para os Médiuns